Pré requisitos para fazer Mestrado – quem pode fazer?

Por se tratar de uma pós-graduação, o pré requisito essencial para poder entrar em um mestrado é ter concluído uma graduação. O requisito mais conhecido é a necessidade de um diploma de bacharel. Entretanto, o que nem todos sabem é que profissionais que cursaram tecnólogo ou licenciatura também podem fazer mestrado.

Licenciados podem fazer Mestrado?

Licenciatura se trata de uma graduação, portanto, o profissional formado, pode fazer mestrado após ter concluído seu curso. A graduação licenciatura habilita o aluno para o exercício da docência em educação básica, ou seja, da educação infantil ao ensino médio.. É especialmente interessante para licenciados a modalidade de Mestrado Profissional, a qual detalharemos mais adiante.

Tecnólogos podem fazer Mestrado?

Os cursos considerados de graduação pelo MEC são: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Dessa forma, cursos técnicos não de encaixam na categoria, mas tecnólogos sim pois conduzem o estudante à obtenção de diploma de graduação. Segundo o MEC:

Muitos estudantes optam inicialmente por essa modalidade de ensino em razão da rapidez de ingresso na vida profissional. Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.

Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?

Cursos técnicos são programas de nível médio que têm como propósito o de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Enquanto que cursos tecnólogos classificam-se como de nível superior.