5 mil estudantes lotam a Esplanada dos Ministérios e lideranças são recebidas pela Presidenta Dilma

carteira de estudante

Passeata em Brasília faz parte de série de atividades que reivindicam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimentos em educação. Além de 50% dos recursos do fundo social do pré-sal. Após manifestação, o diretor da ANPG, Thiago Custódio, os presidentes da UNE e da UBES, Augusto Chagas e Yann Evanovick, foram recebidos pela presidenta, que estava acompanhada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad e pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Brasília recebeu na manhã de hoje cerca de 5 mil estudantes de todo o país. Bandeiras da UNE, da UBES e da ANPG rapidamente tomaram a Esplanada dos Ministérios. Era mais uma atividade da Jornada de Lutas "Educação tem que ser 10! Por 10% do PIB para a educação e um Plano Nacional de Educação a serviço do Brasil".

Estudantes manifestam na Esplanada. Foto: Agência Brasil

A concentração começou às 10h da manhã, na Biblioteca Nacional. À medida que os ônibus de diversos estados e cidades do país, mobilizados pelas Uniões Estaduais dos Estudantes e entidades municipais iam chegando, os estudantes se aglomeravam e cantavam palavras de ordem, como já é característico do movimento estudantil. Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Pernambuco foram alguns dos estados que organizaram atividades nesta semana e enviaram caravanas a Brasília.

Leia maisJornada de Lutas no RJ

Leia mais Jornada de Lutas em SP

Veja mais imagens da passeata em Brasília

Encontro com a Presidenta

Após a passeata uma comissão de estudantes foi recebida pela presidenta Dilma. Na ocasião, eles entregaram a ela um documento com 59 emendas ao Plano Nacional de Educação. Entre as principais reivindicações estão o aumento de investimentos na educação – de 4% para 10% do PIB – e a aprovação do projeto que destina 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação. O reajuste no valor das bolsas de mestrado e doutorado foi um dos temas pautado pelo diretor da ANPG, Thiago Custódio, segundo ele “apresentar a Campanha de Bolsas para a presidenta Dilma significa um esforço democrático conjunto, onde o centro da pauta é a consolidação da Pesquisa & Desenvolvimento nacional, indispensáveis ao desenvolvimento soberano do país”.

Presidenta Dilma recebe os estudantes. Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

A presidenta disse aos estudantes que a pauta a respeito da aplicação dos recursos do Pré-Sal em educação é uma luta legítima. "Faz todo sentido apostar a riqueza do país no futuro do país", falou. Na ocasião, Dilma também reafirmou o compromisso de seu governo com a educação. "Tenho um compromisso com a educação, pois tenho absoluta clareza que para mudar o país é preciso investir na educação, formando cidadãos e cidadãs críticos, educados e criativos", disse.

Para a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, as entidades acertam ao colocar o centro da pauta na questão do financiamento, “porque ele é que possibilita investimentos na formação de professores, em mais pesquisas, no desenvolvimento de tecnologia e inovação, para a constituição de uma escola mais plural, com mais assistência, para uma formação mais aprimorada”.

A presidenta garantiu que o diálogo do governo com os movimentos sociais iniciado no governo Lula terá continuidade durante sua gestão e enfatizou que as portas do Palácio estarão sempre abertas para os estudantes.

Para Custódio a jornada de lutas da UNE, UBES e ANPG teve sentido estratégico, “o de mobilizar os estudantes em defesa do pais. Já podemos dizer que até aqui saímos vitoriosos”, finalizou.

As entidades participam de nova reunião com o ministro da educação, Fernando Haddad, às 17 horas desta quinta-feira (24).

Leia mais Entrevista com os presidentes das entidades estudantis

Mobilização Virtual

Além das atividades de rua, tradicionais para o movimento estudantil, essa quinta-feira (24) também foi dia de mobilização pela internet. Aqueles que não puderam ir à Brasília promoveram um grande twittaço na rede social,com a hashtag #educacaotemqueser10. O abaixo-assinado da ANPG (uma ação da Campanha de Bolsas) também foi destaque na rede, alcançando mil assinaturas durante o dia de hoje (totalizando 39498 até o fechamento desta matéria).

 

Da redação, com agências.