Carta Pública dos pós-graduandos e pesquisadores das Universidades brasileiras contra o atual cenário de cortes de bolsas CNPq e redução de verbas para pesquisas

carteira de estudante

Nós, alunos de pós-graduação, professores universitários, bolsistas de iniciação científica e técnicos, abaixo-assinados da PUC-Rio, CENA/USP, UFMS/CPAN, UEL-PR, ICB/USP, UFRJ, IAC-SP, CBPF-RJ, UFRN, UFPB, UFRGS-RS, Mackenzie-SP, POLI/USP, IAG/USP, IPEN/USP, UERJ, UFRPE-PE, UNIFESP, UNISEP-PR, FIOCRUZ-RJ, PUC-SP, UFPE-PE, UFScar, UNICAMP, UFU-MG, UFOP-MG, USP/SP, UFV-MG, INPE, UNIFEI, ESALQ/USP, Instituto Butantan, UFSC, entendemos serem inaceitáveis os atuais cortes nos investimentos em ciência e tecnologia, bem como o não pagamento das bolsas de fomento e pesquisa para os pesquisadores em todo o território nacional.
A presente situação na qual se encontra a ciência e tecnologia nacional é um motivo concreto de preocupação, principalmente de nós estudantes e professores. Os atuais cortes comprometerão criticamente o processo de desenvolvimento científico e tecnológico do país. Os esforços penosos a que os meios de ensino e pesquisa são submetidos revelam o descaso de uma gestão irresponsável com a sociedade e o bem estar de seus indivíduos. Existe uma ausência de apoio por parte do poder público, mais evidente agora com os cortes orçamentários recentes, entre os quais, bolsas de fomento para pesquisadores das instituições nacionais.
É repugnante o progresso do desmonte da ciência e pesquisa nacional, concomitante à notícias de auxílios aos nossos deputados federais, os quais, somado aos seus salários, chegam a mais de 1 bilhão de reais por ano. Este valor equivale quase ao total de recursos iniciais destinados ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no ano de 2017 (1,7 bilhão de reais). Entretanto, se considerar os cortes orçamentários ocorridos durante o ano, o valor destinado ao desenvolvimento científico do país está abaixo do que recebem os 513 deputados federais do Brasil.
Pesquisadores e funcionários vinculados ao desenvolvimento da pesquisa científica brasileira esperam que os senhores representantes, principalmente o Sr. Ministro Gilberto Kassab, tragam mais do que promessas. Esperamos medidas efetivas e concretas para preservar as bolsas de pesquisas vigentes e soluções para os graves problemas de cortes na Ciência brasileira gerados pela má gestão governamental.
Para assinar e ver quem já assinou, acesse o link: https://docs.google.com/document/d/1Ye15YmDSFdL0ChzjlA22JH5WKbSK6hyRoNUUKpz1guk/edit?usp=sharing