Após consulta à comunidade, lista tríplice da UNIFESP será enviada hoje ao MEC

carteira de estudante

A Chapa 3 – UNIFESP Plural e Democrática, liderada por Soraya Smaili, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) no ano de 1986 e Valéria Petri, saiu vitoriosa após consulta à comunidade da Unifesp, realizada nos dias 16 e 17 de outubro, para ocupar a reitoria da instituição para o próximo mandato de 2013-2017. Hoje (24), o Conselho Universitário irá se reunir para compor a lista tríplice que seguirá para Brasília para indicação do novo reitor e vice-reitor pela Presidente da República Dilma Rousseff.

A Chapa recebeu, na  ponderação dos votos (70% de peso para docentes, 15% para estudantes e 15% para técnicos administrativos em educação), 39% do resultado final. Em segundo lugar ficou a Chapa 2 (José Luiz Gomes do Amaral e Ricardo Luiz Smith), com 1415 votos (30,43%), e em terceiro, a Chapa 1 (Rosana Fiorini Puccini e Isabel Cristina O. Cunha ), com 1931 votos (28,81%).
 
Considerando o total de votos individuais, a Chapa 3 recebeu 3.640 votos, correspondendo a mais de 52% dos votos válidos na eleição mais participativa da história da Unifesp: 7.085 docentes, estudantes e técnicos administrativos em educação votaram na consulta.
 
Para Soraya Smaili, o processo de consulta à reitoria da UNIFESP possibilitou um momento histórico da instituição. “Tivemos mais de uma candidatura e uma campanha que apresentou um debate mais amplo de ideias e criou um ambiente acadêmico de disputa de propostas e de conscientização. E isso só foi possível graças à dedicação de muitos e à ampla participação de nossa comunidade, que há muito tempo não se engajava ou comparecia desta forma à um pleito para a reitoria. Houve um comparecimento de mais de 80% dos docentes e cerca 40 % dos votantes (de 18 mil eleitores).”
 
A Chapa 3 foi a mais votada pelos técnicos de todos os campi e também pelos docentes de quase todos os campi, exceto São Paulo. Outro dado relevante é a vitória entre todos os campi de expansão. “Esse resultado mostra que há uma pluralidade, demandas e potenciais que precisam ser ouvidos”. Ressalta Valeria Petri.
 
 
Para ver detalhes da votação, acesse aqui
 
 
Da redação, com informação do site http://unifesppluraldemocratica.wordpress.com/