Bolsas da Fapesp para Pós-doutorado em Ciência do Sistema Terrestre e em Terapia celular

carteira de estudante

microscope-in-lab
visual.hunt

A Fapesp divulgou dois editais de bolsas para pós-doutorado. Confira:
Pós-doutorado em Ciência do Sistema Terrestre
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Metrologia/Ciência do Sistema Terrestre com Bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição encerra em 30 de novembro de 2016.
O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto Temático “Serviços climáticos através de coprodução de conhecimento“.
O projeto investiga possíveis impactos de mudanças na cobertura da terra da Amazônia na variabilidade de chuvas no Sudeste da América do Sul, aplicando técnicas de análise de redes complexas e modelos climáticos.
O candidato deve ter conhecimentos de interação entre a superfície terrestre e o clima, valorizando-se fundamentalmente experiência prévia com modelagem de superfície terrestre, conhecimentos de modelos de vegetação dinâmica acoplados a modelos climáticos, programação computacional em Fortran 90 e análises e visualização de dados científicos em NCL ou GrADS.
O candidato deve ter doutorado há menos de sete anos em Ciências do Sistema Terrestre ou Ciências Ambientais, Computação Aplicada ou disciplinas relacionadas e experiência em modelagem da superfície terrestre; análises de sensibilidade de condições ambientais nas interações entre a superfície e a atmosfera ou experiência em modelagem atmosférica; estudos de aspectos da variabilidade de precipitação na América do Sul. Deve, ainda, ter capacidade demonstrada por meio da publicação de artigos.
Os interessados devem enviar carta de apresentação, descrevendo qualificações e interesses científicos; curriculum vitae resumido; indicação de dois nomes para referências pessoais e link para a página pessoal em sites como Research Gate, Google Scholar ou Academia.edu, se disponível, para [email protected] ou [email protected]. Os arquivos devem estar em formato PDF e e-mail deve ser identificado com o título “PD Fapesp CCST/Inpe”.
A oportunidade está publicada em: www.fapesp.br/oportunidades/1333.
Pós-doutorado em terapia celular com bolsa da Fapesp
O Centro de Terapia Celular (CTC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp, recebe até 30 de novembro de 2016 inscrições para uma vaga de pós-doutorado para pesquisa em biologia das células-tronco e hematologia.
O CTC está localizado no Hemocentro de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O candidato aprovado receberá bolsas de pós-doutorado da Fapesp.
Segundo os responsáveis pelo CTC, a pesquisa no centro está focada na biologia das células-tronco e na medicina translacional com esforços multidisciplinares e colaborativos para: 1) compreender a biologia das células-tronco, com destaque às células-tronco pluripotentes (células-tronco embrionárias ou induzidas) e células-tronco somáticas; 2) estabelecer a modelagem das doenças do sangue para a compreensão do desenvolvimento de células hematopoiéticas; 3) estudar o início da hematopoiese, particularmente os primeiros eventos que levaram à especificação de ambos os tecidos hematopoiéticos normais e anormais; e 4) desenvolver protocolos para estudos pré-clínicos e clínicos.
O candidato deve ter doutorado, forte interesse em biologia de células-tronco e desejo de trabalhar com projetos relacionados a tecido hematopoiético normal e anormal. Experiência em pesquisa com células-tronco e/ou hematologia e conhecimento de técnicas de biologia celular e molecular serão altamente valorizados. Habilidades de comunicação oral e escrita em inglês são essenciais.
Os candidatos deverão enviar carta de motivação (até 1 página, incluindo apresentação e descrição de pesquisas anteriores, habilidades e interesses de investigação), curriculum vitae completo (até 2 páginas) e duas cartas de recomendação com as informações de contato das respectivas referências, para: [email protected] e [email protected].
Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1337 e http://ctcusp.org.