41 CONAP: mesa de abertura discute ciência, tecnologia e o futuro da pós-graduação

carteira de estudante

IMG_2137 (1)
Hoje, 24 de novembro, o 41 CONAP começou em São Luis, MA, reunindo mais de 80 Apgs e personalidades da academia. As atividades começaram com a mesa: Pós-graduandos em defesa da ciência do Brasil! Pugnar pela democracia, superar a crise de conquistar direitos.
Participam da mesa, Tamara Naiz -presidenta da ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos, Cristiano junta – vice-presidente da ANPG, Alex Oliveira – presidente da FAPEMA – Fundação de Amparo a Pesquisa do MA, David Teles – Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Cinthya Carvalho – Conselheira da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Jhonatan Almada – Reitor do IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), Valter Canales – Vice-reitor da UEMA (Universidade do Estado do Maranhão), Agenor Almeida Diretor executivo e Reitor exercício do IFMA (Instituto Federal do MA), Alan Kardec – Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Representando a reitoria da UFMA, Fabiola Loguercio – Diretora da executiva da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e Lucas Matos – presidenta da UEE/Maranhão – Presidente da União Estadual dos Estudantes do MA.
Tamara Naiz, abriu o debate apresentando a situação atual da ciência Brasileira e a luta da ANPG: “É preciso desenvolver a ciência em todo o país, com igualdade. Nós pós-graduandos, temos o compromisso de construir um novo país”. A presidenta também comemorou a vitória da aprovação do senado da PL de licença maternidade para as pós-graduandos. “Essa é uma campanha que a ANPG encampou e com ela conseguimos um grande avanço”.
O secretário de CT do Maranhão, David Teles, também falou da importância da ciência para sociedade. “Aqui no Maranhão estamos indo na contramão do Brasil e apostando na ciência. Só a ciência conseguiu melhorar a consistentemente a qualidade de vida das pessoas”, disse.
O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Alan Kardec, também falou sobre a pós-graduação no Maranhão. Antes de 2002 tinhamos apenas 2 cursos de pós-graduação, hoje temos mais de 45 e as notas da avaliação da Capes estão cada vez mais positivas”, explicou.
O 41 CONAP acontece até o dia 27 de novembro em São Luís no Maranhão.