Acordo dá a brasileiros acesso a recursos de instituto britânico de física

carteira de estudante

Entendimento entre a SBF e o Institute of Physics (IOP) permite que brasileiros participem de eventos e acessem revistas científicas de forma facilitada.                 

Dando continuidade ao esforço de integrar a física brasileira ao resto do mundo, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) fechou um acordo com o Institute of Physics (IOP), com sede em Londres, que dá a pesquisadores nacionais a oportunidade de se tornarem membros afiliados eletrônicos da organização internacional.

 O documento, assinado por Celso de Melo, presidente da SBF, e Dame Jocelyn Bell Burnell, presidente do IOP, é uma via de duas mãos: também permitirá que membros da instituição estrangeira se tornem membros afiliados da sociedade brasileira.

"É uma forma que a SBF encontrou de obter mais benefícios para os físicos brasileiros que tenham interesse em se envolver com atividades do IOP", afirma Melo.

A afiliação eletrônica ao órgão custará aos sócios da SBF £10 (dez libras esterlinas) e dará direito ao acesso digital à revista Physics World e à MyIOP, rede social online exclusiva do instituto, além de um e-mail pessoal @physics.org e do direito de se inscrever nas conferências organizadas pelo órgão no Reino Unido e na Irlanda ao mesmo custo de membro, entre outros benefícios.

Em contrapartida, os membros do IOP que queiram se tornar afiliados da SBF terão direito a se inscrever nas conferências e escolas avançadas da sociedade pagando tarifa de membros e ganharão acesso aos serviços online da SBF, assim como a possibilidade de assinar o Brazilian Journal of Physics ao mesmo preço oferecido aos membros.

O acordo faz parte de uma estratégia maior da SBF de aumentar a presença internacional da física brasileira. Para atingir esse objetivo, foram firmados nos últimos meses acordos com o International Centre for Theoretical Physics (ICTP) e com a American Physical Society (APS), sempre agregando benefícios aos sócios da sociedade.

Para se afiliar ao IOP beneficiando-se do convênio recém-firmado acesse http://members.iop.org/intlmembership.asp e se identifique como sócio da SBF.

Fonte: Jornal da Ciência