Reunião Magna da ABC acontece entre os dias 2 e 3 de maio

carteira de estudante

Desde 2007, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove em maio sua Reunião Magna, um grande encontro científico que trata de temas abrangentes e multidisciplinares. Em 2011, ela será realizada nos dias 2 e 3 de maio, 2a e 3feira, no Rio de Janeiro, combinando apresentações de pesquisadores experientes e destacados no cenário científico nacional com outras de jovens cientistas que se destacaram recentemente nas diversas regiões do país.

O evento contará com a participação de dois Ministros de Estado – Aloizio Mercadante (MCT) e Fernando Haddad (MEC) – e de Presidentes das principais entidades de fomento das áreas em foco – Capes, CNPq e Finep.

As apresentações científicas são gratuitas e abertas ao público, com inscrições (para interessados que não sejam membros da ABC) pelo e-mail [email protected], colocando no assunto INSCRIÇÃO e no corpo do e-mail nomeárea de interesse e instituição a que está vinculado, apenas para efeito de controle dos assentos disponíveis. Será fornecido certificado de participação a quem solicitar.

Em ambos os dias ocorrerão também os Simpósios de Jovens Cientistas de diversas áreas. Veja a programação completa .

 

Destaques

SEGUNDA-FEIRA, 2/5

Jorge Guimarães (Capes) – na tarde de 3/5, o Acadêmico e presidente da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes/MEC) do Ministério de Educação apresentará suas propostas para a área em sua nova gestão.

TERÇA-FEIRA, 3/5:

Glaucius Oliva (CNPq) – na manhã do dia 3/5, o presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq/MCT) abordará o crescimento do apoio aos pesquisadores e outros temas fundamentais relacionados a ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Alexandre Cardoso (Secti) – ainda pela manhã, o secretário de CT&I do Estado do Rio de Janeiro apresentará um painel da universidade do século XXI.

Glauco Arbix (Finep) – após o almoço, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (Finep/MCT) tratará de suas novas propostas para a entidade.

Fernando Haddad (MEC) – o ministro da Educação falará sobre as prioridades da área, que tem grande demanda de mudanças e avanços em pauta, na tarde de 3/5.

Aloizio Mercadante (MCT) – o ministro de Ciência e Tecnologia fechará o ciclo de palestras na sede da ABC em 3/5, avaliando a atual situação do Ministério e apresentando propostas de trabalho.

 

 

Da redação com informações da Assessoria de Imprensa da ABC.