Entidades estudantis discutem Estatuto da Juventude em Brasília

carteira de estudante

Nesta sexta-feira (25) a presidenta da ANPG, Luana Bonone, esteve em Brasília para dois compromissos: um encontro com a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo e uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Antonio de Aguiar Patriota.

Leia mais: ANPG reúne-se pela primeira vez com ministro das Relações Exteriores

Daniel Iliescu, presidente da UNE e Manuela Braga, presidenta da UBES também estiveram nas agendas. Em discussão com a Secretaria Nacional de Juventude, os presidentes da entidades trataram da tramitação do Estatuto da Juventude.

Trata-se do PLC 98/11, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado em fevereiro e que tramita agora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde tem como relator o senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a CDH. Vários pontos do texto da Câmara agora estão sendo debatidos pelos senadores, entre eles a regulamentação da meia-entrada, a delimitação da faixa de idade para a juventude e o desconto no transporte interestadual.

De acordo com Severine, o texto está sendo aprimorado, com contribuições de vários ministérios, com destaque para Saúde, Educação e Justiça. No próximo período a tarefa dos movimentos sociais, em especial os relacionados à juventude, é garantir a aprovação do texto no Senado Federal.

“Fiz com os jovens um pacto de solidariedade, no sentido de interagir para que o Estatuto seja aprovado o mais rápido possível, mas com a melhor redação que possamos construir, já que haveremos de fazer algumas alterações em relação ao projeto que veio da Câmara dos Deputados, mas de acordo com os relatores do tema”, disse o relator Paulo Paim, em pronunciamento feito no plenário do Senado

Da Redação com informações de agências.