ato28site

O anuncio do corte de R$9 bilhões no orçamento da educação, fruto dos ajustes fiscais promovidos pelo governo, vai à contramão dos interesses dos estudantes! No último período o movimento estudantil teve grandes conquistas a partir da concretização de bandeiras históricas como a vinculação dos royalties do petróleo e metade do fundo social do pré-sal para a educação e a vitória de um PNE com metas ousadas como a do investimento de 10% do PIB para esse setor!

Não concordamos com esse caminho para enfrentar a crise, pois compromete os investimentos em setores importantes como a educação. Acreditamos que a recessão se combate com mais desenvolvimento, com a diminuição de juros e outra orientação econômica voltada para os setores produtivos, que geram emprego e renda.

A ação de aumentar a taxaçãosobre de lucro liquido dos bancos foi positiva e aponta o rumo para a solução da crise. Precisamos de mais iniciativas como essa, que oneram aqueles que estão na parte de cima da pirâmide social. Por isso defendemos a taxação das grandes fortunas e o imposto sobre a movimentação financeira com o objetivo de aumentar a arrecadação do tesouro e traçar uma alternativa popular para a saída da crise.

As entidades estudantis – UNE, UBES e ANPG –  não irão aceitar nenhum centavo a menos para a educação! Não iremos retroceder no momento em que a universidade se pinta de povo a partir da democratização do seu acesso. Iremos ocupar as ruas e universidades de todo o país para impedir qualquer tipo de retrocesso!

O dia 28 de maio será o “Dia Nacional de Luta pela educação!”. Convidamos todos os Centros Acadêmicos, DCE’s, Grêmios e Associações de Pós-Graduandos para organizar a luta em defesa dos nossos direitos!

#NenhumCentavoAmenos!

  • Contra os cortes na Educação! Pelos 10% do PIB para a educação, nenhum centavo a menos!
  • Pela destinação R$2,5 bilhões no Plano Nacional de Assistência Estudantil! Com inclusão dos pós-graduandos!
  • Em defesa das Universidades e Institutos Federais! Mais investimentos, mais vagas e mais qualidade!
  • Por mais investimento e qualidade nas escolas!
  • Por mais valorização dos profissionais em educação!
  • Em defesa do FIES! Por mais qualidade nas Universidades privadas, liberdade de organização estudantil e contra reajuste abusivo de mensalidades!
  • Por melhores condições de pesquisa e mais investimentos na pós-graduação: Assistência estudantil, Universalização e valorização das bolsas!

ANPG – UBES – UNE

Write A Comment