1ª Reunião da nova diretoria da ANPG debate calendário e atividades da gestão

carteira de estudante

Reunidos no último sábado, dia 23 de agosto, a diretoria da ANPG debateu durante todo o dia os principais eixos da gestão e as atividades que a entidade desenvolverá.

 
A reunião começou com um debate sobre conjuntura nacional e internacional que pautou, fundamentalmente, a necessidade de se avançar ainda mais no investimento de pesquisa e nos direitos dos estudantes brasileiros de pós-graduação. A reflexão sobre o momento político que vivemos no nosso país balizou as orientações da reunião e a necessidade da entidade atuar, de forma propositiva, para garantir os avanços necessários.
 

Os eixos definidos como centrais foram: projetar a ANPG no cenário científico, político e acadêmico, como uma entidade de opinião; fortalecer e organizar estruturalmente a entidade; consolidar e divulgar a ANPG e a rede do movimento de Pós-Graduandos; Fortalecer o caráter reivindicativo e acadêmico da entidade. Para isso foram definidas como atividades prioritárias a realização de um Salão Cientifico em 2009, que discuta e integre a pós-graduação no Brasil contando com pesquisadores em geral – desde o Ensino Médio até a pós-graduação; o lançamento da Revista de Memória da ANPG; a criação de um dossiê sobre o REUNI – Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades e; a realização de uma Caravana da ANPG à Brasília, que tem como bandeira central a aprovação do Projeto de Lei de Pós-Graduandos. "Link para o PL"

 
Para Hugo Valadares, presidente da ANPG "essa reunião marcou a unidade do movimento de pós-graduandos do Brasil e destacou os principais desafios da gestão que considera, principalmente, mais direitos para os pós-graduandos". O presidente ainda acrescentou a importância da realização do Salão Científico e da Caravana que pode nos trazer vitórias concretas.