Carta aprovada no Salão Nacional de Divulgação Científica

carteira de estudante
O último dia do I Salão Nacional de Divulgação Científica foi  extremamente rico para o debate sobre as ações dos jovens cientistas no estímulo a popularização da ciência.
 
O Encontro Ciência em Movimento se constituiu como um espaço de grande reflexão sobre a organização desses jovens e os desafios colocados para o próximo Salão.
 
Confira abaixo, na íntegra, a Carta aprovada no Encontro Ciência em Movimento.
 
CARTA DO 1º SALÃO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
 
 
Nós, jovens cientistas presentes no 1º Salão Nacional de Divulgação Científica, estamos atentos ao mundo que nos cerca.
 
Afirmamos por isso a necessidade de nossa organização em prol da divulgação e popularização da ciência no Brasil, tendo como foco um país mais desenvolvido e igualitário.
 
Debatemos durante os últimos 3 dias a ciência para além dos muros das universidades, escolas e institutos; a relação entre a ciência e a comunidade; o Sistema Nacional de Educação; a divulgação científica; a relação entre ciência e arte; a juventude – no morro e no asfalto – produzindo ciência.     
 
A partir desses debates identificamos a necessidade da prática científica nas escolas a partir de laboratórios de física, química, biologia e informática, para entendermos uma ciência aplicada, e a interação da universidade e dos institutos de pesquisa com a comunidade.
 
O principal desafio colocado para nós é, a partir de nosso movimento, dialogar também com toda sociedade tendo como foco especial os excluídos.
 
Entendemos assim que, a partir de nosso movimento e de nossa organização, podemos impulsionar a ciência, tecnologia e inovação pelo desenvolvimento nacional, sustentável e para todos os brasileiros e brasileiras.
   
TUCA ARENA, PUC-São Paulo. Dia 23 de outubro de 2009.