Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz completa um ano de conquistas

carteira de estudante

 

Crédito: Portal Fiocruz

 

A Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG Fiocruz) completa um ano neste mês de março, comemorando conquistas e atividades que reforçam a mobilização dos estudantes. Uma delas é a realização de uma pesquisa em larga escala para conhecer o perfil dos alunos da instituição. Além disso, uma série de debates e planejamentos entre gestores e pós-graduandos da Fundação contribuiu para a reformulação do Guia do Estudante 2013. O benefício serviu, por exemplo, para que alunos estrangeiros se ambientassem melhor no Brasil, principalmente no município do Rio de Janeiro, onde está a sede da Fiocruz.

 
Leia a carta aberta da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz.
 
Ao traçar o perfil parcial dos alunos da Fundação – por meio de pesquisa voluntária –, a associação percebeu que estudantes de outros estados e até de outros países enfrentavam problemas de habitação no Rio de Janeiro. E a partir de uma parceria com o Centro de Referência Professor Hélio Fraga, localizado em Jacarepaguá, Zona Oeste do município, foi concedido um alojamento, por um período limitado, aos discentes que ainda não possuem um local para residirem enquanto desenvolvem suas atividades de pós-graduação.
 
Reivindicações
 
Para este ano, a APG Fiocruz pretende fazer uma pesquisa em larga escala para conhecer o perfil dos alunos da instituição, e, a partir daí, delinear as demandas e prioridades. Outra reivindicação que deve entrar na pauta deste ano é a criação de restaurantes de baixo custo, bem como a garantia de moradia estudantil.
 
Segundo uma das representantes da APG, Cíntia Palu, a articulação que a entidade promove entre os estudantes e a instituição tem sido bastante positiva: “O fato de servirmos de ponte entre estudantes e a instituição já é um catalisador do processo”.
 
Cíntia diz também que, logo após a 1ª reunião ordinária da associação, marcada para 18 de abril, a entidade entrará em contato com os programas de pós da Fundação para convocar novos representantes das unidades. Quem tiver interesse em participar, como delegado ou mesmo como colaborador, enviando propostas e reivindicações, pode entrar em contato por e-mail [email protected] ou Facebook 
 
Fonte: Portal Fiocruz