Nature: a pobreza continua uma barreira para carreira científica

carteira de estudante

apresentacao1
Uma das mais importantes revistas sobre pesquisas cientificas no mundo, a Nature, trouxe em sua edição de setembro a discussão sobre a desigualdade na ciência.  Para a publicação, o discurso que “nada mais importa na ciência exceto a qualidade do trabalho das pessoas” está longe de ser uma realidade para muitos pesquisadores.
De acordo com a Nature, as condições financeiras do pesquisador importam sim, pois poucos estudantes de meios desfavorecidos conseguem fazer ciência. “Poucos países recolhem dados detalhados sobre o nível socioeconômico, mas os números disponíveis mostram consistentemente que as nações estão desperdiçando o talento de jovens carentes que poderia ser utilizado para enfrentar os desafios na área da saúde, energia, poluição, alterações climáticas e uma série de outras questões sociais”. Para falar dessas questões, a publicação traz oito textos sobre diferentes países: Estados Unidos, Inglaterra, China, Brasil, Japão, Índia, Rússia e Quênia.
O texto sobre o Brasil foi escrito por Jeff Tollefson e ele aborda, entre outras questões, uma pesquisa realizada em 2014. Ela mostra que apenas 57% dos jovens de 19 anos do país haviam concluído o ensino médio. Tollefson reforçou que o Brasil pode estar começando a ver os frutos dos esforços do governo Lula-Dilma para melhorar a pesquisa e levar mais estudantes para carreiras científicas. A matéria afirma que uma divisão no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação se concentra totalmente na “inclusão social”, com programas para melhorar as escolas públicas e promover a investigação em domínios que afetam as comunidades locais, tais como nutrição e sustentabilidade.
Tamara Naiz, presidenta da ANPG, comentou a reportagem: “É preciso que o trabalho de inclusão de mais estudantes em programas como o Ciências sem Fronteira e de reforço do ensino básico e médio seja uma luta. E é preciso estar atento para que o governo atual, de Michel Temer, não tire os direitos já conquistados”, disse.
Leia mais: http://www.nature.com/news/is-science-only-for-the-rich-1.20650