Último Fórum CONFAP de 2016 será em Campo Grande

carteira de estudante

Nos dias 8 e 9 de novembro, representantes de (FAPs) Fundações de Amparo à Pesquisa, de agências federais de fomento à pesquisa e de instituições estrangeiras se reunirão em Campo Grande para o Fórum CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). A solenidade de abertura está marcada para as 9hs de terça-feira, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, situado na Av. Waldir dos Santos Pereira, Parque dos Poderes.

campo_grande

À tarde, os participantes do fórum se deslocarão ao Hotel Deville (foto acima), para tratar de assuntos como a evolução das parcerias entre os estados, a CAPES, o CNPq e a FINEP; e o Acordo de Cooperação Técnica com as FAPs da Amazônia Legal. Em paralelo, às 14hs assessores de comunicação das FAPs se reúnem na FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). Estarão na pauta: a crescente importância da comunicação no CONFAP no âmbito internacional; o aproveitamento de notícias das FAPs; e os meios de divulgação usados por fundações como a FAPEMA, a FAPEAM e a FUNDECT. Os resultados desta reunião serão apresentados aos presidentes de FAPs, na manhã seguinte.

Também no dia 9 de novembro, às 9hs, será definida a agenda Confap 2017 e renovado o acordo com a Fundação Bill & Melinda Gates, que vem facilitando o acesso de pesquisadores brasileiros aos editais do programa Grand Challenge. Outras iniciativas de cooperação internacional vão ser apresentadas pelos Professores Sergio Luiz Gargioni e Maria Zaira Turchi, presidente e vice-presidente do CONFAP, respectivamente. Eles estiveram em setembro com o Professor Antonio Corradi, representante de Relações Internacionais para América Latina da Universidade de Bolonha, e a Professora Giovanna Filippini, chefe do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Bolonha, para ajustar os termos de um acordo de cooperação a ser firmado em breve. “Elaboramos a minuta do Acordo de Cooperação que deverá ser assinado ainda este ano, inclusive com definição de cronograma e a perspectiva de lançamento de edital no início do ano que vem”, resumiu a Professora Maria Zaira, que também preside a FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP