Nota em defesa das liberdades democráticas e da Universidade Pública

carteira de estudante

A Associação Nacional de Pós-Graduandos vem a público manifestar seu mais total repúdio as ações de policiais e fiscais da justiça eleitoral em universidades públicas em todo o país e defender a liberdade democrática. Nos últimos dias, têm intensificado-se ações policiais dentro das universidades, censurando e abordando professores e alunos, invadindo salas de aulas, sedes das entidades representativas dos mais diversos setores da comunidade acadêmica e apreendendo material com manifesto em defesa da democracia e da universidade pública.
A Universidade no Brasil historicamente tem sido lugar de resistência democrática, criando espaços universitários de debates e críticas sobre os rumos do país. Tal fato se torna tão verdadeiro quando observamos que a instituição foi uma das primeiras a ser alvo da Ditadura Civil-Militar que acometeu o país na década de 60. Ditadura que se inicia realizando uma reforma universitária que pudesse colocar a universidade aliada ao projeto político hegemônico na época e minar qualquer espaço de críticas sociais além de calar a oposição que crescia intensamente ao regime autoritário.
E, assim como foi no passado, após o golpe de 2016 e até os dia de hoje, Universidade brasileira volta a se tornar um dos principais alvos daqueles que detêm a hegemonia do poder. E são ameaças que precisam ser denunciadas!
São ameaças que não estão soltas e nem são espontâneas na atual conjuntura de ameaça iminente do fascismo no país nessa eleição. Elas fazem parte de um projeto político antidemocrático e antinacional que visa além de outras coisa, voltar aos tempos ditatoriais da década de 60, retirar direitos civis, sociais, trabalhistas e previdenciários, expulsar povo de dentro das universidades e exterminar qualquer tentativa de execução da função social da Universidade que é a discutir os rumos do país e servir a um projeto nacional de desenvolvimento econômico e social.
É preciso estarmos atentos e defendermos esta Instituição tão importante para construção de um Brasil democrático, independente, soberano e com qualidade de vida para o seu povo. Precisamos estar unidos e dialogar com a sociedade sobre a importância da Universidade, denunciando estas e outras tentativas de ameaça a liberdade democrática.
Associação Nacional de Pós-graduandos, 26 de outubro de 2018