Semana Nacional de Mobilização da APG/UFBA começa na próxima semana

carteira de estudante

 A Associação Nacional de Pós-Graduandos da Universidade Federal da Bahia (APG-UFBA) organizou a Semana Nacional de Mobilização pelo PL dos Pós-Graduandos para a primeira semana de Dezembro, tendo em vista que até o dia 21 de novembro os estudantes encontravam-se em recesso. As atividades abrangem panfletagens e debates sobre a pauta nacional dos estudantes no que se refere às bolsas de Pós-Graduação, política permanente de valorização das bolsas, PL dos pós-graduandos, a Pós-Graduação no Brasil, na Bahia e na UFBA e as pautas estudantis locais.

 
Leia abaixo a carta de divulgação da Semana: 

SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO
APG-UFBA/ ANPG

“40% de Reajuste Já! Por uma Política Permanente de Valorização das Bolsas” 

Colegas estudantes da pós-graduação da UFBA, 
 
Sabemos que o desenvolvimento da ciência e tecnologia é fundamental para um país soberano e que o caminho para conquista desta soberania começa pela valorização dos pesquisadores e pela garantia das condições dignas de pesquisa. 
Entretanto, o que se viu nos últimos anos é contraditório com essa necessidade: corte da bolsa “auxílio defesa”, não garantia da 13º bolsa, exclusão dos pós-graduandos do direito à assistência estudantil (vagas nas creches, residências e acesso aos restaurantes universitários), acrescido do fato de que apenas 30% dos estudantes de pós-graduação são bolsistas no Brasil! 
 
Somada a essa situação calamitosa, chegamos a 2012 completando 4 anos sem nenhum reajuste no valor das bolsas de pesquisa, com um déficit inflacionário de 40% !! Este quadro levou a estudantes de pós-graduação de todo país, junto a suas entidades representativas (APG´s e ANPG) a iniciarem uma forte mobilização na luta pelo reajuste imediato de 40% no valor das bolsas de pesquisa e por melhores condições de estudo e pesquisa, mobilização essa que já conquistou a licença-maternidade para as pós-graduandas, bem como permitiu o reajuste de 10% das bolsas em julho de 2012, e ainda arrancou o compromisso do MEC de um novo reajuste de mais 10% para o início de 2013. 
 
Tais conquistas mostram sim a força do movimento estudantil da pós-graduação, porém, essas foram vitórias parciais! É preciso que o governo federal inverta sua prioridade: recomponha os cortes de 2012 que atingiram diretamente o MEC e o MCTI e pare de destinar o dinheiro da União para o Superávit Primário! 
 
Na UFBA a situação da pesquisa e da pós-graduação não é diferente! As condições das salas de aula e laboratórios é ruim, faltam professores, faltam bolsas, nosso acesso a assistência estudantil é ínfimo e ainda temos nossa autonomia enquanto movimento estudantil atacada! 
 
Colegas! Em novembro, a Associação Nacional de Pós-Graduandos realizou uma série de atividades em todo o Brasil para colocar na mesa do governo federal a necessidade imediata de reajustar em 40% as bolsas e valorizar a pesquisa e o pesquisador no Brasil. Como estávamos de férias em novembro, agora chegou a nossa vez de levantar as bandeiras dos estudantes da UFBA. 
 
Participe conosco da Semana Nacional de Mobilização da ANPG – APG UFBA 
 
Confira a programação aqui
 
Saiba mais pelo site: apgufba.blogspot.com.br
 
 
Da redação com informações da APG/UFBA