CARTA ABERTA DAS PÓS-GRADUANDAS E DOS PÓS-GRADUANDOS EM DEFESA DO MUSEU NACIONAL

Rio de Janeiro, 27 de março de 2021

Nós, da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e da Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFRJ, manifestamos nosso repúdio em relação ao atual projeto do governo federal em transformar o Museu Nacional num centro turístico dedicado ao período monárquico que tivemos em nosso país. O Museu desde sua criação possui perfil científico, atuando principalmente em estudos de botânica, zoologia e arqueologia, além de abrigar o programa de pós-graduação com nota de excelência na área de antropologia. Detém o título de instituição científica mais antiga em nosso país, com a sua fundação em 1892. Entretanto, a atual demanda deste governo sustentada por grupos monarquistas, fere até mesmo os desejos dos antigos imperadores em construir uma instituição de pesquisa e acervo sólida e com grande destaque no Brasil.

A ANPG e a APG UFRJ compreende que este processo é decorrente do atual desmonte à cultura e ciência que seguem em voga pela atual presidência do país, caracterizada por constantes ataques à nossa autonomia, a ciência, pesquisa e aos nossos/as pesquisadores/as. Qual o real interesse, portanto, em diminuir a presença de uma instituição conhecida mundialmente por sua relevância e contribuições únicas para com a ciência? Manter a autonomia, existência e ampliação do espaço do Museu Nacional é fundamental para a nossa universidade, e esta defesa pela autonomia da instituição sempre foi bandeira cara para a pós-graduação.

Temos um governo autoritário, negacionista e que interfere na autonomia das universidades, desrespeitando os processos democráticos das instituições, um governo que amplia o corte de recursos e de financiamentos das pesquisas em nosso país. Como ANPG e APG UFRJ, reiteramos que nosso compromisso é resistir e lutar por uma sociedade mais justa, com os fortalecimentos das instituições públicas e de nossa democracia.

No ensejo, externamos o convite para que toda a comunidade acadêmica participe desta luta pelo espaço do Museu Nacional do Rio de Janeiro apoiando através das redes sociais sob a hashtag #MuseuNacionalVive !

Associação Nacional de Pós-Graduando

Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Gestão Mãos à Obra

CARTA-ABERTA-DAS-PÓS-MUSEU