Sob a iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e do Ministério da Educação (MEC), a UFRJ possui 8.431 vagas para avaliação do nível de compreensão em língua inglesa de seus estudantes através do TOEFL ITP (Test Of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program) – prova que avalia o nível de inglês em contextos acadêmicos. As vagas, distribuídas gratuitamente, estão disponíveis para alunos da graduação e da pós-graduação.

A medida busca verificar o desempenho de alunos das instituições federais de ensino superior a fim de contribuir com o governo federal e a CAPES no incentivo ao aprendizado da língua e na reestruturação do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país.

A iniciativa integra o programa Inglês Sem Froneiras, elaborado pelo Governo Federal a partir da necessidade de se aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, com o objetivo de proporcionar-lhes oportunidades de acesso a universidades de países anglófonos por meio do Programa Ciência sem Fronteiras.

Os exames poderão ser refeitos no segundo semestre e os resultados serão disponibilizados individualmente, enquanto a média dos estudantes será utilizada para efeito de avaliação da aplicação.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição pelo endereço http://isf.mec.gov.br/.

Dúvidas poderão ser sanadas por meio do correio eletrônico [email protected] ou na sala F-215 da Faculdade de Letras, das 13 às 19h, de segunda à quinta-feira. Os exames serão aplicados até 30/6.

Fonte: Site da UFRJ

Author

Write A Comment