Ministério da Saúde seleciona curso de Pós em Farmácia da UNAERP

carteira de estudante

O Ministério da Saúde selecionou o curso de especialização Lato Sensu em Gestão de Assistência Farmacêutica da Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp para ser oferecido gratuitamente aos farmacêuticos da Rede Pública de Saúde – SUS na região de Ribeirão Preto. O curso de Pós da Unaerp foi o único de universidade particular a estar entre os 12 projetos aprovados, dos 56 projetos apresentados por instituições de ensino ao Ministério da Saúde. Dos projetos selecionados, apenas três são da região sudeste do país, sendo dois de instituições públicas federais e um da Universidade de Ribeirão Preto.

 
O Ministério da Saúde, através do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, vai financiar a realização de cursos regionais de Pós-Graduação – nível Lato Sensu – em Gestão de Assistência Farmacêutica para qualificar e preparar farmacêuticos voltados para o Sistema Único de Saúde – SUS.
 

O projeto da Unaerp foi criado a partir de um convite efetuado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica para as Instituições de Ensino Superior/Escolas de Saúde Pública do país. A iniciativa do projeto da Unaerp partiu dos docentes e coordenadores do curso de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas – professor doutor João Carlos Nunes de Oliveira, professora doutora Katyana França Bonini, professor doutor Luiz Mação Sakamoto e professora mestre Nilva Maria R. S. Passos e tem como objetivo transmitir conhecimento de gestão farmacêutica em nível teórico e prático. O curso com duração de 360 horas/aula vai oferecer 30 vagas no biênio 2008/2009 e é o único de uma IES privada da região sudeste que vai contar com o financiamento do Ministério da Saúde.
 

Para a professora Nilva Passos, "a provação do curso de pós em Gestão de Assistência Farmacêutica da Unaerp mostra que a universidade está em um nível de conhecimento elevado, que consegue transmitir esse conhecimento com alto grau de ensino ao seu aluno e também comprova a qualidade do ensino na instituição", diz Nilva.

 
A professora explica ainda, que "o objetivo da iniciativa do Ministério da Saúde é fomentar a qualificação da gestão e das ações de Assistência Farmacêutica no setor público, nos estados e municípios brasileiros, através da oferta de oportunidade de qualificação dos profissionais farmacêuticos que atuam nestes setores", afirma.

 
As escolas contempladas serão comunicadas por meio de ofício, onde deverão detalhar o orçamento apresentado e providenciar documentação necessária para firmar convênio com o Ministério da Saúde. Já a divulgação dos resultados das análises das propostas ocorreu no dia 16 de junho, e pode ser conferida no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

 
Fonte: Unaerp