O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Engenharia Automotiva. O programa do curso, com 13 disciplinas, foi estruturado para ser concluído em dois anos, num total de 420 horas-aula. Ao final, o aluno deverá elaborar uma monografia. O curso será ministrado no campus de São Caetano do Sul e conta com professores de sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas líderes do setor. As inscrições vão até o dia 21 de julho e as aulas têm início em agosto.

A Pós-graduação em Engenharia Automotiva da Mauá visa formar profissionais altamente qualificados para atuarem nos setores automobilístico, de autopeças e segmentos correlatos, ou ampliar o nível de conhecimento daqueles que já atuam na área, mas necessitam capacitação para atender às exigências do mercado. Um dos diferenciais deste curso da Mauá é a abrangência e profundidade proporcionadas, que garantem ao profissional capacidade para atuar com grande competência nas áreas técnica e gerencial.

O coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu da Mauá, professor Antônio Carlos Dantas Cabral, lembra que o setor automotivo é um dos mais dinâmicos da economia, com rápida incorporação de novas tecnologias, o que exige do profissional da área aperfeiçoamento constante. "O programa da Pós-graduação da Mauá foi desenhado para atender a essas necessidades, por meio de uma abordagem abrangente, tratando o veículo como um sistema", assinala Cabral.

Mesclando conhecimentos técnicos e gerenciais, o curso aborda também a organização industrial, marketing, projeto, legislação, qualidade, gestão de projetos, gestão de conhecimento e outros aspectos pertinentes. O curso foi desenvolvido em módulos, para levar o aluno a compreender todas as dimensões do negócio automotivo, gerenciar o relacionamento com clientes e fornecedores, liderar mudanças em produtos e em processos produtivos e antecipar e interpretar tendências tecnológicas e de mercado.

As disciplinas selecionadas são: Dinâmica veicular; Sistemas de propulsão I: Motores de combustão interna; Sistemas de propulsão II: Transmissões e ensaios de motores e de veículos; O veículo e seus subsistemas I: sistema de freio, chassis e carroceria; O veículo e seus subsistemas II: direção e suspensão; Materiais e estruturas; Vibração e acústica; Eletrônica embarcada; Processos de produção enxuta de veículos e motores; Projeto e produção de veículos globais; Qualidade e confiabilidade; Gestão de custos e análise de valor; Design para manufatura e montagem (design for manufacturing and assembling).

Fonte: Mauá

Author

Write A Comment