Nova gestão da APG toma posse na UFRGS

carteira de estudante

Na segunda-feira (18) foi empossada a nova gestão da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mandato até 2012. A cerimônia realizou-se no Plenarinho da Reitoria da Universidade, contando com a presença de membros da comunidade universitária e entidades representativas dos segmentos acadêmicos. A nova diretoria representará mais de 16 mil pós-graduandos da UFRGS e pretende dar prosseguimento ao trabalho de reorganização da entidade.

Segundo Gabriele Gottlieb, que agora deixa a presidência da APG-UFRGS, “foi preciso dar um passo à frente para recriar a entidade, que estava desativada há mais de seis anos, e agora a nova gestão tem um desafio ainda maior: de consolidá-la para a defesa dos direitos dos pós-graduandos”. Cristiano Junta, um dos novos Coordenadores da APG, enfatiza a importância de uma representação mais autêntica: “enquanto Diretoria, não podemos tentar falar pelos estudantes, mas fazer a sua voz ter eco através da APG”.

A gestão “APG em movimento” pretende continuar a luta contra os cortes nas bolsas de mestrandos e doutorandos ocorridos após a divulgação de diretrizes contraditórias por parte dos órgãos que regulam a Pós-Graduação no país. Além disso, defendem um reajuste do valor atual, além da ampliação do número de bolsas.

Adriano Saraiva, mestrando em Administração, também Coordenador da entidade, ressalta que“é preciso também envolver os pós-graduandos nos debates sobre os rumos da Universidade pública e seus compromissos com a sociedade, buscando permanentemente a ampliação dos canais de participação e democracia, de forma igualitária e paritária entre toda a Comunidade Acadêmica”.

 

Fonte: Associação de Pós-Graduandos da UFRGS – Gestão “APG em Movimento”