Em reunião da executiva, ANPG avalia 2º Salão e convoca Campanha por Mais e Melhores Bolsas

carteira de estudante
Foto: Luana Bonone
Da esq. para a dir.: O secretário-geral, Rodrigo Cavalcanti; a presidente, Elisangela Lizardo; e a vice-presidente da ANPG, Carolina Pinho

A diretoria executiva da ANPG realizou reunião, na última sexta-feira (20), para fazer uma avaliação da participação da entidade na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde realizou o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica; para debater a recente editada Portaria conjunta nº 1 da Capes e do CNPq, que permite o acúmulo de bolsa de pesquisa com atividade remunerada correlata à pesquisa; e para estabelecer um calendário de atividades do próximo bimestre.

 Portaria

O ponto mais importante da reunião foi sobre a portaria conjunta nº 1 da CAPES e do CNPq, que libera o exercício de atividade remunerada correlata à pesquisa pelo bolsista. O debate vinha ocorrendo desde a edição da medida, em 15 de julho, dentro de espaços informais da diretoria da entidade, e a reunião da executiva aprovou resolução que convoca a Campanha Nacional por Mais e Melhores Bolsas, com o objetivo também de pautar a humanização das bolsas, por meio da garantia de direitos como a licença-maternidade e a 13ª bolsa.

Leia a resolução da ANPG sobre a Portaria conjunta nº 1 da CAPES e do CNPq


Entre os informes, foi pautada a greve dos médicos residentes, sobre a qual a executiva decidiu oficialmente por apoiar o movimento, entendendo que as pautas são justas e que a mobilização de estudantes de pós-graduação por mais direitos deve sempre contar com o apoio da ANPG, especialmente quando se trata de assunto tão caro ao povo brasileiro como a saúde pública.

 

Leia também:
Após nota crítica, médicos residentes de São Paulo aderem à greve nacional

 

Foi dado informe também sobre o plebiscito nacional pelo limite de propriedade da terra, organizado por movimentos sociais de todo o país. A ANPG apoia a iniciativa e a executiva decidiu por subscrever o abaixo-assinado do plebiscito popular, que ocorrerá de 1 a 7 de setembro, em todo o país.

 

Além de algumas agendas internacionais, como a reunião da Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE) ocorrida durante o 4º Fórum Social das Américas, foi dado informe também sobre as movimentações contra o aumento do valor da refeição no bandejão da Unifesp, o que gerou uma moção da ANPG em defesa do movimento organizado pela APG da universidade.

Leia a Moção de apoio aos pó-graduandos da UNIFESP 

Após os informes, o primeiro ponto de pauta foi a avaliação do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, ocorrido entre 25 e 30 de julho em Natal (RN). O extrato do debate é de que o Salão teve grande êxito pela qualidade dos debates realizados, pela visibilidade que conseguiu garantir à ANPG dentro da 62ª Reunião Anual da SBPC e pela diversidade das atividades, já que a programação foi composta por debates, oficinas e atividades culturais.

Foto: Laissa Duarte
Também participaram da reunião a tesoureira, Carliana Rabelo; a diretora de comunicação, Luana Bonone; e o diretor de ciência, tecnologia e inovação da ANPG, Vasco Rodrigo

Salão de todos os estudantes

Para a presidente da entidade, ELisangela Lizardo, “o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica reforça a importância da atuação da ANPG pela popularização da ciência no país”.  A presidente destaca o papel que a entidade joga ao dialogar com estudantes da graduação e do ensino médio. Sobre o tema tratado nesta edição da atividade, Elisangela completa: “é fundamental entender que a integração da América Latina não é tema só para governos, mas também para a comunidade científica e para os movimentos sociais, pois não falamos apenas de integração econômica, mas da integração solidária dos povos desses países”.

A intervenção política da ANPG nas atividades da própria reunião da SBPC também foi considerado um ponto bastante positivo, visto que as pautas principais da entidade foram apresentadas ao conjunto dos participantes da reunião anual por meio de um leque, distribuído aos participantes da reunião anual e também entregue, como plataforma da ANPG, à candidata Dilma Rousseff (PT), que participou da atividade "Encontro com os presidenciáveis", promovida pela SBPC.

A participação política da ANPG se deu também por meio da intervenção de diversos diretores da associação nas mesas de debate e com o estande da entidade na Expotec, local de maior circulação do evento.

Foto: Luana Bonone
A avaliação do Salão pelos membros da executiva concluiu que o trabalho coletivo foi um ponto importante para o sucesso da atividade

Na pressão por mais e melhores bolsas

O espaço foi aproveitado também para pressionar a CAPES, o presidente do CNPq e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, por pautas como o aumento do valor e do número de bolsas de pesquisa, a licença-maternidade, e a instalação de uma mesa de negociação da ANPG com o MCT, o MEC, o CNPq e a CAPES.

Para o coordenador geral do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, Vasco Rodrigo, “o reconhecimento da ANPG pelos diversos representantes de instituições científicas, de governos e principalmente da própria academia, demonstram a importância de uma entidade atuante, que consiga desenvolver debate aprofundado sobre os rumos da pesquisa e do desenvolvimento do país junto às mais diversas representações da sociedade com que dialogamos”.

Leia o documento com os dados do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, utilizado como base para a avaliação da executiva 

Por fim, foi aprovado o calendário da ANPG para o próximo bimestre de gestão:

Setembro

Dia 1º – Audiência com Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

13 a 17 – Reunião Regional da SBPC em Cruz das Almas (BA)

20 a 24 – XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XVIII Workshop da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) , em Campo Grande (MS)

Outubro

5 a 8 – Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), em Belo Horizonte (MG), com participação da ANPG em mesa que debaterá “Universidade, pesquisa, financiamento público e empresas”

Da redação, Luana Bonone, Diretora de Comunicação da ANPG

Atualizada às 18h07 para melhoria de redação