Nota de Agradecimento à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)

carteira de estudante
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) através do Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde (FNPGS) agradece a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) pela participação no seu 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Destacamos aqui, um agradecimento pela participação dos doutorandos David Soeiro (ENSP/FIOCRUZ) e Lúcia Guerra (FSP/USP) em todos os momentos e espaços de construção do evento e, principalmente, na comissão organizadora do Abrasco Jovem. Este espaço que consideramos uma iniciativa importante e inovadora de integração científica e debate político da graduação e pós-graduação, entendendo que não há ciência, ensino e formação em saúde sem a presença dos discentes nos espaços que interceptam professores, pesquisadores, gestores e profissionais dos serviços de saúde.
 
Agradecemos ainda, o espaço concedido para a realização do Encontro Nacional de Pós-graduandos em Saúde, no dia 16/11, que incluiu a mesa redonda: “Formação da Pós-Graduação em Saúde para consolidação do SUS” que teve a participação do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), Mozart Sales; da professora Dra. Marina Atanaka (UFMT), coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; do professor Dr. Ricardo Burg Ceccim (UFRGS), da Rede Unida; da professora Carla Salvaterra, vice-reitora da Universidade de Bolonha e coordenadora da Secretaria Técnica do Programa Ciência sem Fronteiras na Itália; e dos diretores da ANPG, Jouhanna Menegaz e Marcos Pedrosa. E, em seguida foi realizada a “Plenária do Encontro Nacional de Pós-Graduandos em Saúde” conduzida por David Soeiro (ENSP/FioCruz), Lúcia Guerra (FSP/USP), Jouhanna Menegaz e Marcos Pedrosa (ANPG), com a publicação da Carta de Porto Alegre
 
O resultado da importante participação e diálogo entre estes atores da saúde, em espaços como o Abrascão foi visto na reunião entre graduandos e pós-graduandos em saúde coletiva, realizada na Tenda Victor Valla, no dia 17 de novembro de 2012. Nesta reunião contamos com a ilustre presença de Luís Eugenio Portela (Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco), Prof. Dr. Roberto Medronho(UFRJ) e Ricardo Burg Ceccim (UFRGS), além de estudantes da graduação e pós-graduação em saúde, das diversas instituições brasileiras de ensino superior. Na oportunidade, debatemos o campo profissional, o ensino e a pesquisa em saúde coletiva, e questionamos esta formação desconectada às demandas e necessidades da população. Foi sugerida a construção de teses para o próximo congresso e a permanente participação dos estudantes em espaços de diálogo dentro da Abrasco para contribuição no debate da formação e ensino em saúde coletiva.
 
Deixamos aqui, um agradecimento especial aos Profs. Luis Augusto Fachinni e Lígia Bahia, pela oportunidade e permanente apoio colocado nesta proposta de construção de um congresso democrático com a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação para além do caráter científico do evento.
 
Por fim, colocamos que os espaços de debate político que tivemos a oportunidade de construir e participar do congresso foram extremamente importantes e que os frutos desta participação se consolidam na aproximação maior com diferentes atores/instituições e na agregação/articulação de novos militantes para o movimento da saúde coletiva.
 
 
Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG)
Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde (FNPGS)