Pós-Graduandos marcam presença na Jornada de Lutas “Educação tem que ser 10!”

carteira de estudante

Durante toda a semana passada atividades agitaram o país. De Norte a Sul do Brasil os estudantes saíram às ruas para reivindicar que 10% do PIB sejam investidos em Educação e que o Fundo Social do pré-sal reserve 50% dos recursos para a área. Além de bandeiras específicas, como o valor da passagem de ônibus em São Paulo e os cortes no orçamento no caso das Universidades Federais, a Campanha de Bolsas da ANPG também teve destaque durante as atividades.

Estudantes fazem passeata na Esplanada dos Ministérios. Foto: Agência Brasil

 

Leia também:
Na quinta-feira (24) pela manhã, logo após a passeata que cobriu a Esplanada dos Ministérios de bandeiras e cartazes contendo as reivindicações, os presidentes da UNE e da UBES, o diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação da ANPG, Thiago Custódio, entre outros diretores das entidades foram recebidos pela presidenta Dilma em Brasília. Além de reconhecer a legitimidade na reivindicação dos estudantes em relação ao pré-sal, e o papel estratégico da Educação para o desenvolvimento do Brasil, a presidenta anunciou o aumento do número das bolsas de pós-graduação.
 
Leia também:
 
Na tarde do mesmo dia, foi a vez do Ministro da Educação, Fernando Haddad, receber os estudantes. Embora o tema central da audiência tenha sido o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica) que visa estimular o acesso ao Ensino Técnico e cursos Profissionalizantes no Brasil, a ANPG colocou na pauta a sua reivindicação “apresentamos a Campanha de Bolsas da ANPG e o ministro foi bem receptivo”, disse Custódio. 
 
Assine aqui o abaixo-assinado
 
Lideranças estudantis são recebidas em Brasília pela presidenta Dilma e o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Atividades
Em Pernambuco, nas cidades de Recife e Caruaru (capital do agreste pernambucano), a Jornada de Lutas reuniu vários estudantes em manifestações nas ruas. Além das bandeiras nacionais, eles cobraram, também, o compromisso do Governo do Estado com as pautas apresentadas. A APG da UFPE esteve presente e a Diretora de Mulheres da ANPG, Anne Benevides, fez um balanço positivo da participação dos estudantes pernambucanos, “Pernambuco é um estado que vem crescendo muito, mas ainda é preciso avançar. Nossa mobilização e pressão serão permanentes”, disse.
 
No Pará, o Vice-Presidente Regional Norte da ANPG, Thiago Oliveira, participou de panfletagem e conversas com grupos de estudantes na UFPA. Na UFSCAR a atividade foi um debate, que aconteceu num momento crítico que as universidades federais enfrentam: os cortes no orçamento. Os técnicos inclusive deliberaram indicativo de greve para esta segunda-feira (28). O diretor de Movimentos Sociais, Fábio Plutt (Sorriso), compôs a mesa do debate com o diretor do DCE, Marco Antônio Mancini, estudante de Pedagogia. Segundo Marcos, na Assembleia Geral realizada hoje, foi deliberada a realização de Assembleias de Curso para levantamento dos impactos dos cortes orçamentários e uma próxima Assembleia Geral está convocada para o dia 25 de abril.
 
Na Uniso, em Sorocaba, a Jornada foi marcada por discussões sobre o papel da Universidade dentro da sociedade. O debate organizado pelo DCE contou com a participação do Secretário- Geral da ANPG, Rodrigo Cavalcanti. Os calouros puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais da importância da atividade extensionista e das possibilidades que a Uniso oferece. Rodrigo aproveitou a ocasião para salientar a necessidade do engajamento dos estudantes, na Pesquisa, na Extensão e também no Movimento Estudantil. A garantia de avanços científicos e tecnológicos através do desenvolvimento da pesquisa e a importância da extensão enquanto envolvimento direto do aluno com a sociedade, foram os pontos destacados, “é a oportunidade e a possibilidade de implementar aquilo que se aprende em sala de aula na realidade prática”, finalizou. Cerca de 120 estudantes participaram da atividade.

Da redação.