Caravana de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG percorreu as 5 regiões do país

carteira de estudante

A etapa nacional da Caravana de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG foi nesta sexta-feira (28/5), durante a mesa "A Universidade Brasileira, a Pós-Graduação e a Pesquisa" da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). A caravana percorreu as cinco regiões do Brasil para sistematizar as contribuições de pós-graduandos, intelectuais e estudantes sobre o Novo Plano Nacional de Pós-Graduação, que estabelecerá diretrizes e metas para o Sistema Nacional de Pós-Graduação no decênio 2011-2020.

A diretora da ANPG Tamara Naiz, com os membros da mesa

Etapa Centro-Oeste: Goiás

No dia 21 de maio deste, cerca de 120 pessoas participaram, no auditório da Pontifícia Universidade Católica de Goiânia, do Debate: A formação de recursos humanos no desenvolvimento científico, educacional e tecnológico.

José Clecildo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Goiás(FAPEG), e João Francisco da Silva Mendes, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) foram algumas das presenças no debate. Além de representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), da PUC e da União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES).

Uma atividade dessa importância deve servir também para aproximar a academia da sociedade. A opinião de todos os setores é bem-vinda, disse Tamara Naiz, vice-presidente regional Centro-Oeste da ANPG.

150 estudantes participaram do debate na PUC de Goiânia. O presidente da UGES, Diego "Catraca", coordenou a mesa junto com a diretora da ANPG Tamara Naiz

Algumas das questões debatidas:

– a necessidade de absorção dos doutores e mestres pela indústria;
– a importância da ciência e tecnologia para um novo projeto nacional de desenvolvimento que ajude a desenvolver a economia do país, mas que também contribua significativamente para a redução das desigualdades;
– inclusão social e popularização da ciência;
– importância de se fortalecer os sistemas estaduais de ciência, tecnologia e inovação.

Os diretores da ANPG Vasco Rodrigo e Gabriele Gottlieb, com estudantes e o prof. Dante Barone

Etapas Sul e Norte: Rio Grande do Sul e Pará

No dia 20 de maio ocorreram duas etapas da Caravana de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG. Em Porto Alegre, o professor Lívio Amaral, diretor de avaliação da CAPES e o coordenador do CENAPET, Dante Barona, participaram da etapa sulista da atividade. Lá, o debate foi o Seminário de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG, vasco Rodrigo, coordenou as atividades em conjunto com a vice-presidente regional Sul da entidade, Gabriele Gottlieb.

Confira abaixo as fotos da atividade no Rio Grande do Sul.

No Pará, a mesa relaizada na Universidade do Esatdo do Pará (UEPA) foi composta pelo ex-presidente da ANPG, Hugo Valadares, por Franceinei Monteiro, da Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação (CTAE), órgão da Secretaria de Educação (Seduc) e pelo representante da União Acadêmica Paraense (UAP), Henos Silva. Francinei falou dos projetos de popularização da ciência junto à educação básica e os estudantes presentes ao debate pautaram a demanda de bolsas para a especialização, visto que atualmente só existem bolsas para estudantes que cursam mestrado ou doutorado.

Etapa Nordeste: Pernambuco

A Formação de Recursos Humanos no Projeto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional foi o tema da etapa pernambucana ocorrida no dia 25 de março, compondo a programação da 1ª CECTI de Pernambuco. Organizada em conjunto com a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), a atividade contou com a presença de reitores e representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além da secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos.

Leia mais sobre a caravana em Pernambuco

 

O debate em Minas Gerais ocorreu na Assembleia Legislativa do estado.   (Fotos: Willian Dias/ALMG)


Etapa Sudeste: Minas Gerais

Na segunda-feira, 17, estudantes, professores, parlamentares e cidadãos se reuniram na Assembléia Legislativa, na capital mineira. O debate público "Ciência, Inovação para o Desenvolvimento Nacional – Perspectivas e Contribuições de Minas para a IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação" e o Painel: Pesquisa e Desenvolvimento contemplaram a proposta da Caravana.

Leia mais sobre a caravana em Minas Gerais

 
De São Paulo, Eleonora Rigotti e Luana Bonone