Congresso de Pós-Graduação da UFLA ocorre junto com reunião regional da SBPC

carteira de estudante

O Congresso de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, ocorre nesta semana, em conjunto com a Reunião Regional da SBPC na cidade. Outros quatro eventos serão realizados nesta mesma semana: de 27 de setembro a 1º de outubro.

 
Uma semana inteira dedicada à formação acadêmica, debates, simpósios, inovação, transferência de tecnologia e desenvolvimento social e sustentável. De 27 de setembro a 01 de outubro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) será o pólo mineiro de produção de conhecimento, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diversas áreas para discutir e fazer ciência. São seis grandes eventos acontecendo simultaneamente e que vão movimentar todo o campus universitário. A abertura oficial está marcada para esta segunda-feira, a partir das 10h, no Salão de Convenções.
Renomados pesquisadores de várias instituições mineiras, como as Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Viçosa (UFV), São João Del Rei (UFSJ), Itajubá (Unifei) e Alfenas (Unifal) participam destes eventos com palestras e conferências para discutir ações dentro da temática “Ciência, Tecnologia, Inovação e o município”. Essa abordagem é uma proposta da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, desde 1984, tem o propósito de reunir estudantes, professores, pesquisadores e a população em geral para discutir políticas públicas de ciência e tecnologia (C&T) e disponibilizar conhecimentos que possam ajudar a promover a inovação, de forma a estimular o desenvolvimento econômico e social da região.
 
Durante a reunião, que este ano acontece em Lavras, serão realizadas conferências e mesas-redondas com a participação de pesquisadores e gestores do sistema de ciência e tecnologia municipal e estadual. Durante o evento, também serão oferecidos cerca cem minicursos. Os interessados devem se inscrever no evento através do site www.sbpcnet.org.br/lavras, e pagar uma taxa de R$ 15. Este valor dará direito ao inscrito optar por dois mini-cursos com carga horária de duas horas ou escolher por um de quatro, seis ou oito horas de duração.
 
APG insere Congreso de Pós-Graduação na programação
 
Entre as atividades previstas, ocorre o XIX Congresso de Pós-Graduação da UFLA. Realizado pela Associação de Pós-graduandos da UFLA (APG), que em seus 25 anos de existência promove anualmente congresso de âmbito nacional – em sua 19ª edição. É uma oportunidade para alunos de mestrado e doutorado exporem seus trabalhos e mostrar os resultados de pesquisas desenvolvidas.
 
 
Confira abaixo os outros eventos que contemplam a programação da Reunião Regional da SBPC
 
XXIII CIUFLA
O Congresso de Iniciação Científica da Ufla está em sua 23ª edição e tem o objetivo de abordar os desafios da pesquisa em um momento de grandes mudanças no conhecimento científico e tecnológico do Brasil e do mundo.
Durante o Ciufla acontecem, também, o XVIII Seminário de Avaliação do PIBIC/CNPq, o XIII Seminário de Avaliação do PIBIC/FAPEMIG e o V Seminário de Avaliação do Programa BIC Júnior. O público-alvo são alunos de graduação da Ufla, das instituições parceiras UFJF, UFSJ, Unifei, Unifal e UFV e estudantes do ensino médio do Programa BIC Júnior.
 
V CONEX
O V Congresso de Extensão da Ufla (CONEX) tem como público alvo toda a comunidade da região e tem por finalidade mostrar o que a ciência e tecnologia efetivamente fazem para a melhoria de renda, a geração de emprego e a melhoria social da comunidade. Os organizadores do evento esperam obter subsídios para aumentar as ações futuras da ciência e tecnologia no contexto regional, promovendo um treinamento dos participantes, com cursos e reuniões temáticas, com foco em responsabilidade social e ambiental.
O objetivo principal do congresso é de promover a mobilização dos atores sociais da região, visando as ações para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, pretende-se realizar trocas de experiências interinstitucional e comunitária quanto aos projetos e programas de extensão desenvolvidos na região.
 
II Encontro Sulmineiro Sobre Arborização Urbana
Este encontro será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, quando serão apresentadas questões relativas à Gestão Ambiental no Município e criação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Condemas), fatores fundamentais na efetivação de uma arborização urbana eficiente.
Em destaque as questões relativas à arborização e ao espaço urbano, integração entre árvores e rede de energia elétrica, qualidade da muda e qualidade do plantio, entraves na implantação da arborização municipal e produção comercial de mudas para a arborização urbana. Podem participar destes debates estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos de prefeituras municipais, profissionais autônomos, empresas e demais interessados em arborização urbana.
 
IV Simpósio Sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), o simpósio tem por finalidade a disseminação de conhecimentos na área de propriedade intelectual e promoção de debates acerca do tema entre a comunidade científica e a sociedade. O evento é direcionado para professores, alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, empreendedores e gestores em propriedade intelectual.
Da redação, com assessoria da UFLA