Caravana de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG:Pernambuco é o primeiro estado a receber o debate

carteira de estudante








Durante a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) de Pernambuco, no dia 25 de março, a ANPG organizou, em conjunto com a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), o debate “Ciência e Educação: A Formação de Recursos Humanos no Projeto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional”.

Marcos Formiga (Assessor Especial da Presidência da Conferência Nacional da Indústria – CNI e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância -ABED),Wellington Pinheiro (Professor da UPE) e Luciana Santos (Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco) foram presenças destacadas na atividade que contou com cerca de 100 pessoas, entre estudantes e professores.

Para Luciana Santos, o desenvolvimento tecnológico, que antes era visto como subproduto do desenvolvimento econômico, agora está sendo encarado como essencial na evolução das potencialidades de uma nação. “Estamos vivenciando uma mudança radical na cadeia produtiva do Estado e nós precisamos colocar conhecimento e inovação nisso, ou então ficaremos para trás. A nossa idéia, com a Conferência, é debater isso com a sociedade”, colocou. 

As contribuições geradas a partir dos seminários preparatórios e dos debates na própria conferência serão agora sistematizadas num documento que permitirá a elaboração da política de C&T do Estado de Pernambuco.

Mais tecnologia

Marcos Formiga destacou que talento e inteligências múltiplas são essenciais para o destaque no mercado de trabalho, pois o profissional preparado para as mudanças se adapta mais facilmente ao mercado.
Em sua opinião, a CNCTI precisa ser menos ciência e mais tecnologia, em relação ao panorama apresentado pelas conferências anteriores, a fim de que haja equilíbrio entre as referidas áreas.

Uma das propostas do debate que comporá o documento da ANPG à Conferência Nacional de C&T, que ocorrerá nos dias 26 a 28 de maio em Brasília, diz respeito à qualificação dos profissionais: é preciso que as universidades estejam à altura de responder à procura do mercado, adaptando constantemente novos cursos às necessidades da sociedade e capacitando os estudantes para resolver novos problemas e ter pró-atividade no cotidiano. Essa proposta contempla a visão do professor Wellington Pinheiro, que além de ressaltar a importância do Estado como grande vetor na formação do capital humano no Brasil, atentou para a necessidade de a universidade brasileira estar cada vez mais próxima da realidade do país, a fim de que se compreenda e reconheça as demandas, e a partir daí, direcionar os investimentos para a formação dos profissionais nas áreas de maior necessidade.

Ao fim da atividade, Hugo Valadares, presidente da ANPG, mostrou-se animado com o início da Caravana: “ainda temos outros estados a percorrer, apenas começamos. Não existe avanço tecnológico, inovação, desenvolvimento e patentes se não houver pessoas, sejam estudantes, professores ou sociedade em si". 

A Caravana passará também pelo Rio de Janeiro, como parte integrante da programação do XXII Congresso da ANPG, no dia 16 de abril e em Belo Horizonte a atividade acontece no dia 3 de maio. Belém, Porto Alegre e Goiânia estão entre as capitais já previstas para receber a atividade.

 

Eleonora Rigotti, com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco e colaboração de Jean Falcão – Diretor de Universidades Públicas da UEP.