Movimento educacional joga peso na mobilização da Conae

carteira de estudante







Começou no domingo (28/3) a primeira Conferência Nacional de Educação (Conae), que terá como tema central: “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”. A atividade deve reunir em Brasília, até o dia 1º de abril, mais de três mil pessoas, representando o Poder Público e a Sociedade Civil, para debater as futuras diretrizes da educação no Brasil. Entidades do movimento educacional se mobilizam para a conferência.

 

 Logomarca da Conferência Nacional de Educação 2010

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) terá na Conae a maior bancada de um único segmento e está preparada para os debates e para lutar pela aprovação de propostas progressistas que transformem a educação brasileira e garantam o desenvolvimento do país.

A União Nacional dos Estudantes aprovou documento orientador de sua ação e com o acúmulo da opinião do movimento em sua última reunião de diretoria, ocorrida em cinco e seis de março. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) vem mobilizando estudantes em todas as etapas regionais e deu novo fôlego à mobilização durante a jornada de lutas, quando reafirmou como principal pauta dos estudantes brasileiros, junto a UNE e à Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG) a bandeira de 50% do fundo do pré-sal para a educação.

Para a diretora de instituições particulares da ANPG, Gisele Natali, a bandeira do financiamento deve mesmo ser central, pois "o financiamento é fundamental para garantir, por exemplo, acesso e permanência, qualificação e plano de carreira para os profissionais da educação". Gisele espera que uma política de qualificação dos docentes possa significar um número maior de titulados (mestres e doutores) em todos os níveis de ensino, e finaliza: "o financiamento é fundamental, mas não garantirá a qualidade se não vier acompanhado de uma política de democratização do conhecimento".

A Conae será a primeira Conferência do setor convocada pelo Poder Público na história do país e está sendo construída por representantes de todos os segmentos da sociedade civil, bem como Estados, Municípios, Governo Federal e empresários. Entre suas principais atribuições, além do debate sobre a construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação, está a criação do novo Plano Nacional de Educação (PNE). A expectativa dos envolvidos é que as resoluções aprovadas na Conae sejam implementadas e/ou transformadas em diretrizes para a formulação de novas leis. Outro papel importante que a Conae deve cumprir será o de tornar-se uma referência para futuras propostas de plataforma política a serem apresentadas pelos candidatos nas próximas eleições.

Durante quatro dias, os participantes da Conferência vão discutir a criação de um sistema nacional de educação e propor diretrizes e estratégias para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020.

Contee: Conae é marco na história da educação

Para a Coordenadora Geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, a convocação de uma conferência nacional de educação é um marco na história da educação nacional. “Em Brasília, entre as atribuições dos delegados, eleitos nas suas bases, estão as de discutir e definir diretrizes teóricas e políticas sobre que educação queremos e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A conferência também tem a responsabilidade de aprovar a criação de um fórum nacional de educação. Tal fórum será a entidade que vai constituir o sistema nacional de educação e convocar conferências nacionais a cada três anos para avaliar o cumprimento das metas do PNE no período 2011-2020. Para exercer esses papéis, o fórum deve ser bem representativo. Deve contar com os conselhos estaduais e municipais de educação, Conselho Nacional de Educação, governo federal e sociedade civil organizada”, resumiu.

 

Conferência Nacional de Educação
Data: 28/03 a 1º/04
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília/ DF
Informações: http://conae.mec.gov.br/index. php

Da redação, com Vermelho