Oportunidade: Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina recebe inscrições

carteira de estudante

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou a chamada para o Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina, parte do projeto Acorde Plantas Nativas, instituído pelo governo catarinense em 2009.

 

O objetivo do prêmio é reconhecer alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores e jornalistas estabelecidos em Santa Catarina que vêm dedicando esforços à produção de conhecimento científico e jornalístico para a valorização da biodiversidade vegetal do estado.

 

Serão aceitas publicações científicas publicadas nos últimos cinco anos, e reportagens produzidas nos anos de 2009 e 2010. Em qualquer uma das categorias, somente serão aceitos trabalhos sobre as plantas nativas do Estado de Santa Catarina.

 

O prêmio conta com três categorias:

 

I – Categoria Roberto Miguel Klein, para reportagens e publicações científicas de relevante interesse, que agreguem conhecimento nas áreas de sistemática, ecologia, etnobotânica, fitodiversidade, preservação e conservação "in situ" de plantas nativas do Estado de Santa Catarina;

 

II – Categoria Raulino Reitz, para reportagens e publicações científicas sobre recuperação e conservação de matas ciliares, incluindo vegetação protetora de nascentes e demais espécies vegetais com ocorrência associada a recursos hídricos, visando a integridade e qualidade dos corpos d´água;

 

III – Categoria Burle Marx, para reportagens e publicações científicas focadas exclusivamente na conservação da biodiversidade urbana e do paisagismo ecológico.

 

Cada categoria vai premiar um aluno de pós-graduação, um professor ou pesquisador e um jornalista, totalizando nove premiados. Os vencedores receberão R$ 10 mil; passagem aérea de ida e volta ao Rio de Janeiro, mais translado para Barra de Guaratiba e três diárias; medalha e certificado.

 

O prazo para envio dos trabalhos vai até 14 de julho. Mais informações pelo fone (48) 3215-1210, e-mail[email protected] ou no site da Fapeschttp://www.fapesc.sc.gov.br

Fonte: Jornal da Ciência