I Seminário Nacional de Assistência Estudantil reuniu mais de 100 pós-graduandos de todo o país

carteira de estudante

seminário 2o dia 2

Durante a última mesa do seminário, foi comemorado o resultado da blitz no Congresso, realizada na tarde de terça (28)

O “I Seminário Nacional de Assistência Estudantil: Políticas, Direitos e Perspectivas para a Pós-Graduação”, realizado pela ANPG na segunda e terça-feira (27 e 28/4), no auditório da reitoria da Universidade de Brasília e no auditório da Câmara na manhã de terça-feira, reuniu mais de 100 pós-graduandos de mais de 40 APGs de todo o país.

A mesa “Democratização da Pós-Graduação e Mudanças no Perfil Socioeconômico dos Estudantes do Ensino Superior Brasileiro”, que encerrou o seminário na noite de terça-feira (28), contou como convidados o decano e a decana da UnB, Jaime Santana e Denise Carvalho, respectivamente, além da diretora de Comunicação e a diretora de Movimentos Sociais da ANPG, Gabrielle Paulanti e Maíra Gentil, que mediaram a discussão.

A decana da UnB, professora Denise, falou das políticas de assistência estudantil na Universidade de Brasília, como o acesso ao Restaurante Universitário para estudantes da graduação e de pós-graduação.

O decano da UnB, professor Jaime, discorreu sobre a distribuição de bolsas concedidas pela CAPES, principalmente, no centro-oeste, e comentou que o investimento em Ciência e Tecnologia no país está defasado.“O investimento no auxilio à pesquisa e financiamento de projetos de pesquisa no Brasil está atrasado. Se [o problema] fosse só o [corte de verbas do atual Ministro da Fazenda, Joaquim] Levy estava bom, mas essa defasagem vem desde 2010. Tudo isso temos que levar em consideração”, comentou, lembrando que, apesar do aumento expressivo dos estudantes de pós-graduação brasileira, o número de concessões de bolsa de pesquisa não acompanhou esse crescimento.

Durante o debate, Gabrielle comentou o resultado da blitz realizada no Congresso na tarde de terça-feira. Organizados em cerca de vinte grupos, divididos por Estados, os pós-graduandos coletaram mais de 140 assinaturas para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Ciência, Tecnologia e da Pós-Graduação, em apenas três horas.

seminário - 2o dia

“Esse é o primeiro passo. Amanhã, quarta-feira (29), vamos estar lá [no Congresso] novamente para conseguir mais apoio para a criação desta Frente Parlamentar”, comentou a diretora de Comunicação.

Os pós-graduandos e diretores da ANPG, que faram ao final, expuseram suas opiniões acerca dos temas abordados e conquistas conseguidas em suas universidades.

Bruno Floriani, representante da APG da Universidade Federal de Santa Catarina, disse que eles vão colocar em prática um questionário para definir o perfil do pós-graduando da UFSC. A primeira etapa dessa pesquisa, explica Bruno, é no âmbito socioeconômico, a segunda etapa, gênero, e a terceira, assédio moral (quem já sofreu, como sofreu, etc.).

Igor Dias, Tesoureiro da ANPG e representante da APG da Universidade Federal do ABC, comentou uma experiência similar em sua IES. “Fizemos, recentemente, uma pesquisa do perfil socioeconômico dos pós-graduandos da UFABC e percebemos que o perfil está mudando. Por ser uma universidade majoritariamente tecnológica, era comum um perfil de pós-graduando homem, branco, mas, com essa pesquisa, verificamos que 51% dos pós-graduandos da UFABC são mulheres”, disse.

A presidenta da ANPG, Tamara Naiz, lembrou que as recentes conquistas no âmbito da assistência estudantil na pós-graduação são resultado das lutas das APGs em cada universidade, mas disse que ainda há muito a se fazer para mudar a realidade da pós-graduação brasileira. “Dados do IBGE mostram como a pós-graduação ainda é elitista”, comentou.

Tamara seminário 2o dia

A doutoranda em História pela UFG também informou que foram aprovadas cotas em todos os programas de pós-graduação em sua universidade, o que contribui para a democratização do acesso à pós-graduação.

“Mudar o perfil, ou ampliar o perfil dos pós-graduandos é uma questão de ampliar o olhar social, o que você pesquisa e o que essa sociedade quer desenvolver”, concluiu Tamara.

Natasha Ramos, de Brasília

 

Matérias relacionadas:

29/04/2015 – I Seminário Nacional de Assistência Estudantil reuniu mais de 100 pós-graduandos de todo o país
28/04/2015 – CARAVANA À BRASÍLIA: Parlamentares apoiam pautas debatidas no seminário de Assistência Estudantil
28/04/2015 – I Seminário Nacional de Assistência Estudantil: Políticas, Direitos e perspectivas para a pós-graduação tem início com falas emocionadas