ANPG convoca para ato contra a redução da maioridade penal em Brasília

carteira de estudante

Passeata-UBES-contra-a-redução

Estudantes de diversas regiões do país se organizam para mais um ato contra a redução da maioridade penal. A ANPG convoca os pós-graduandos do Brasil e a sociedade a estarem presentes, amanhã (30), no ato em Brasília, quando a pauta chega em votação no plenário da Câmara dos Deputados. A concentração será em frente ao Museu Nacional, às 9h, e a marcha seguirá rumo ao Congresso.

As três entidades representativas dos estudantes no Brasil, ANPG, UNE e UBES, são contra a redução da maioridade penal, pois entendem que o quadro tende a se agravar num sistema carcerário precário que, claramente, não recupera o infrator. As entidades acreditam que só uma educação emancipadora construirá bases para um país com mais igualdade de oportunidade e direitos.

A ANPG considera a redução como enganação, já que adolescentes cometem apenas 0,01% dos crimes contra a vida no Brasil, porém, cerca de 30 mil jovens morrem todos os anos no país, vítimas da violência que assola, principalmente, a população de baixa renda que reside na periferia brasileira.

“Essa é a juventude que, secularmente, está a margem da sociedade, sem direito à educação e à saúde. É a juventude que não teve acesso aos direitos fundamentais, que são o que queremos que sejam aprofundados. A redução afeta a juventude que já vem morrendo. Hoje, no Brasil, acontece quase 30 mil assassinatos de jovens por ano, sendo que desses, 77% são negros. Ou seja, a redução é uma outra maneira de criminalizar a juventude”, afirma Gabriel Nascimento, diretor da ANPG.

Por conta da votação que legaliza a redução da maioridade penal, a ANPG, juntamente com UNE e UBES, convoca tanto pós-graduandos como toda a sociedade a participar do novo ato organizado para demonstrar sua total insatisfação e repúdio à aprovação do relatório na Comissão Especial. A ANPG, juntamente com as outras entidades, continuam mobilizados para derrotar tal projeto.

O quê: Marcha contra a redução da maioridade penal
Quando: 9h do dia 30 de junho (terça-feira)
Onde: Saída do Museu Nacional (Setor Cultura Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios)

Outros atos contra a redução da maioridade penal

No dia 17 de junho, a ANPG esteve presente, representada pelo Vice-Presidente Regional Centro-Oeste, Gabriel Nascimento, no ato contra a redução da maioridade penal, que aconteceu durante a votação da Comissão Especial que aprecia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, em Brasília (DF). No dia 25 de junho, a Associação também participou de outro ato, dessa vez na Avenida Paulista (SP), que abordava, entre outros temas, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Da redação