Atuação da ANPG na 60ª Reunião Anual da SBPC

carteira de estudante

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) marcou presença em diversas atividades na 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento aconteceu de 13 a 16 de julho, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas (SP).

 Além da mesa de abertura, na qual o presidente da entidade, Hugo Valadares, falou aos presentes, a ANPG manteve um stand na ExpoC&T, junto à UNE, na qual foram distribuídos panfletos institucionais, além de orientações sobre os debates de maior interesse para  estudantes de  pós-graduação.

Hugo Valadares esteve presente em duas mesas de debate. A primeira sobre “Desafio da Ciência e Tecnologia na Amazônia: Sustentabilidade, Orçamento e Desenvolvimento”, com a presença dos Deputados: Janete Capiberibe, Marcelo Castro e Neudo Campos, da comissão da Amazônia; do Professor Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC; e do Diretor do INPA, Adalberto Val. E a segunda sobre “As Ciências Sociais e Humanas no Panorama Atual do Desenvolvimento Científico do país”, com o Prof Luís Fernandes, Presidente do FINEP.

Em ambas as mesas, o presidente da ANPG salientou a importância dos pós-graduandos serem ouvidos nessas questões, colocando a entidade a disposição para as discussões sobre essas temáticas.

Por fim, a entidade conseguiu aprovar duas moções na Assembléia Geral da Reunião: uma pela aprovação do PL 2315/2003, que trata da pós-graduação e outra apoiando a participação da entidade no Conselho Diretor do CNPq.

O Presidente da SBPC prometeu todo apoio a essa gestão e a ANPG, colocando-se a como parceiro para um trabalho conjunto.

 
ANPG no ENAPET

 
Na mesma semana também aconteceu o 13º Encontro nacional dos Grupos PET (ENAPET), na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). O presidente da ANPG, Hugo Valadares e a diretora de Universidades Públicas da UNE, Flávia Calé, estiveram presentes na abertura do encontro.

Hugo também participou, junto com Angélica Muller, diretora da ANPG, da mesa de egressos, “Contamos nossas experiências como bolsistas do grupo PET e como essa participação nos motivou a fazer parte da ANPG” relatou o presidente da entidade.

O PET, Programa de Educação Tutorial, é integrado por grupos de aprendizagens formados por doze alunos bolsistas e um professor tutor. O Programa busca propiciar aos alunos, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementam a sua formação acadêmica, procurando atender às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular.