Autoridades prestigiam Ato de Posse da Nova Diretoria da ANPG

carteira de estudante

Posse 1

Posse
Fotos: Natasha Ramos / ANPG

O ato da posse da nova diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos, eleita durante o 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, reuniu autoridades em torno do tema “Mais Verbas para C,T&I: Pela Valorização da Ciência e dos Pesquisadores”. A cerimônia aconteceu na última quarta-feira (23), na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, durante a 66ª Reunião Anual da SBPC.

Estiveram presentes ao evento os convidados: Márcio Batista, Vice-prefeito e Secretário de Educação de Rio Branco; Ana Maria Ferreira Leite, representante da Capes; Guilherme Melo e Paulo Mourão, representantes do CNPq; Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); José Antonio Aleixo da Silva, da SBPC; Helena Nader, presidente da SBPC; Aldo Arantes, representante da OAB; Minoru Kinpara, reitor da Ufac; Marcelo Minghelli, secretário de C,T&I do Acre; Lívia Gaigher, ex-dirigente da ANPG; Fillipe Matias Fernandes, Diretor da UBES; e Jacson Queiroz, Diretor da UNE.

“Realizar a posse da nova diretoria da ANPG e este ato político no maior evento científico brasileiro nos dá a oportunidade, enquanto entidade representativa dos pós-graduandos, de apresentar à comunidade local, pesquisadores de todas as áreas de conhecimento, instituições envolvidas, gestores e estudantes, as nossas lutas pela valorização da pesquisa e dos pesquisadores”, disse Luana Bonone, presidenta da ANPG na gestão 2012-2014 que conduziu o cerimonial.

“Uma pós-graduação forte exerce papel fundamental na formação de recursos humanos. Por isso, a ANPG, ao protagonizar a mobilização de pós-graduandos, luta por políticas de ampliação, permanência e democratização do acesso ao ensino superior, como bandeiras histórias dos movimentos sociais.

Os pós-graduandos brasileiros têm exercido com compromisso social, cotidianamente, papel importante na melhoria da vida do povo, na qualificação profissional, na produção de conhecimento e no desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras contribuições, através de seus estudos e pesquisas. Um país que pretende se desenvolver de forma sustentável, democrática e soberana demanda investimentos massivos em áreas estratégicas como Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. No entanto, o orçamento na área de C,T&I tem sido insuficiente para os desafios que se apresentam. Foi pensando nessa realidade, que a ANPG escolheu o tema da posse da nova diretoria da ANPG no formato de um ato político por Mais Verbas para C,T&I, pela valorização da ciência e dos pesquisadores.”
Após a intervenção dos convidados, que debateram diversos aspectos acerca do tema do ato, dois diretores da nova gestão contribuíram com reflexões acerca do tema.

Guilherme Rolin, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, defendeu que as bolsas de pesquisa devem ser um direito e não entendidas como um benefício. Já Cristiano Junta, Vice-Presidente da ANPG, expôs dados que refletem as dificuldades enfrentadas cotidianamente pelos pós-graduandos(as) e, que, muitas vezes, faz com eles(as) abandonem seus cursos por não terem condições de concluir suas pesquisas. Cristiano defendeu ainda princípios básicos de direitos que precisam ser aplicados para valorizar a atividade do pós-graduando.

Para a cerimônia de Posse propriamente dita, que ocorreu logo em seguida ao Ato Político, Luciano Rezende, ex-presidente da ANPG, foi convidado a se sentar à mesa. “A dinâmica na academia e na pós-graduação apresenta novas demandas com o passar do tempo. É importante a atualização da luta a partir dessas demandas. A ANPG tem acompanhado bem isso”, comentou Luciano.

posse 2

Ao empossar os novos diretores, Luana Bonone argumentou que é preciso lutar por mais investimentos para a pesquisa no país, mas também é necessário garantir melhores condições de pesquisa para os pesquisadores. “A mensagem que gostaria de deixar é a da importância de todos os pós-graduandos atuarem coletivamente”, finalizou. Em seguida, parabenizou os membros da nova diretoria e os convidou a tomarem posse naquele momento.

Tamara Naiz, presidenta eleita e empossada, relembrou momentos importantes da história da ANPG, agradeceu a Luana pelo apoio durante o último período e convocou todos os diretores a encampar os desafios que a próxima gestão tem pela frente.

posse 3

Os diretores, agora empossados, realizam a 1ª reunião de planejamento da gestão nos dias 13 e 14 de setembro, em São Paulo.

Da redação
 

Matérias relacionadas:

29/07/2014 – ANPG e FMG promovem Simpósio sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

24/07/2014 – ANPG participa da mesa de abertura da 66ª Reunião Anual da SBPC