Divulgar é preciso, popularizar também é preciso: o saldo dos pós-graduandos na SNCT 2010

carteira de estudante

Por Thiago Oliveira Custódio*

 
A presença da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi marcada por um conjunto de atividades da entidade em parceria com outras instituições, com o intuito de divulgar a semana entre os Pós-Graduandos, recolhendo relatos das atividades das Associações de Pós-Graduandos (APGs). Desta forma, a ANPG se fortalece como uma instituição representativa que assume a tarefa de divulgar e popularizar a ciência.

 
Com um estande em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, a ANPG marcou sua presença junto aos expositores e visitantes de todo o país que passaram pela capital federal: “No ano Internacional da Biodiversidade, a Semana Nacional de C&T foi marcada por uma troca de idéias, entre instituições e indivíduos, que perpassam a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a relação do homem com o meio. Aqui a divulgação de popularização da ciência está indiscutivelmente associada a uma preocupação com as questões nacionais” avalia Tamara, diretora da ANPG, responsável pelo espaço dos pós-graduandos na SNCT 2010 em conjunto com a Associação de Pós-Graduandos da Universidade de Brasília (APG da UnB).
 

Tamara Naiz, em Brasília, recebe estudantes: ANPG em defesa da popularização da ciência

 
A participação da ANPG extrapolou o espaço geográfico da capital nacional. Um exemplo foi a participação da ANPG no Simpósio de Integração Acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com debate sobre os desafios da Ciência e Tecnologia para os pós-graduandos. Representada pelo diretor Thiago Custódio, a ANPG também esteve presente na comemoração do 31º aniversário da APG da UFV.

APG/UFV planta pau-brasil, símbolo da pós-graduação na UFV, junto a Thiago Custódio (ANPG)

Outra atividade que obteve saldo extremamente positivo para o Movimento Nacional de Pós-Graduandos foi promovido na cidade de Rio Grande (RS). A IX Mostra de Produção Universitária foi um espaço de debate e dialogo entre pós-graduandos, cuja preocupação se revela verdadeira na efetiva construção da Comissão Pró-APG da FURG.
 

Maurício (à esquerda), Rosilene Clementin (à direita) e a comissão pró-APG da FURG

A participação dos Pós-graduandos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nos eventos citados e em diversas atividades pelo país, foi uma experiência importante, como a própria semana o é. A necessária divulgação e popularização da ciência brasileira com os pós-graduandos e a sociedade em geral a partir do espírito da SNCT foi efetiva, na medida em que surgem mais atores e indivíduos interessados nos destinos da ciência e tecnologia nacional. Saber os pós-graduandos a cada ano buscam assumir maior protagonismo em relação aos temas da divulgação científica e da popularização da ciência reforça a nossa convicção de que este debate a cada dia tem ganhado maior relevância junto à população brasileira. Navegar é preciso, e os ventos da popularização da ciência, em muito nos tem ajudado.

 

*Thiago Oliveira Custódio é mestrando em Educação pela UFMS e diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação da ANPG