Oportunidade: Mestrado e Doutorado na Alemanha

carteira de estudante

Programa destina-se a jovens profissionais com formação superior interessados em aperfeiçoar-se em temáticas relacionadas a questões de países em desenvolvimento em diversas áreas. Inscrições vão até 31 de julho.

 

O DAAD (Deutscher Akademischer Austausch Dienst) ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, em português, oferece vagas no programa CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO COM RELEVÂNCIA PARA PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

Com este programa, o DAAD tem o objetivo de oferecer cursos em universidades alemãs com temáticas relacionadas aos interesses de profissionais procedentes e atuantes em países em desenvolvimento.

Mantido com recursos do Ministério Federal de Cooperação Econômica, os cursos foram escolhidos pelo DAAD através de um rigoroso processo de seleção. Em 2012 serão oferecidos 43 cursos nas mais diferentes áreas.

Três deles tem nível de Doutorado: Development Studies/ZEF, na Universidade de Bonn, Economia Agrária, na Universidade de Giessen/Hohenheim e Mathematics in Industries and Commerce, na TU Kauserlsautern. Os candidatos a esses cursos devem ter concluído o mestrado. Os demais cursos tem nível internacional de Master.

O DAAD concede bolsas integrais ou parciais e a duração dos cursos varia de 12 a 24 meses.

A inscrição pode ser feita no escritório do DAAD no Rio de Janeiro até 31 de julho, ou pode ser enviada para o DAAD em Bonn (Alemanha) até 31 de agosto. Caso a documentação seja enviada diretamente para as universidades, a data-limite é 15 de outubro.

O programa oferece, nesta edição, 43 cursos de mestrado/doutorado em: gestão e política econômica, planejamento regional, engenharia e ciências próximas, ciências agrícolas, florestais e ambientais, matemática, saúde, ciências sociais, educação, direito e mídia.

 

Mais informações podem ser encontradas no sítio do DAAD.

 

Da redação com informações da Agência FAPESP.