A pressão dos pós-graduandos pelo reajuste aumentou, só a #MinhaBolsaNaoAumentou

carteira de estudante
No twitter e nas universidades, nessa quinta-feira (29), pós-graduandos de norte a sul do país escreveram uma página importante da história da ANPG. A Semana Nacional de Mobilização envolveu, desde segunda-feira (26), pós-graduandos e APGs de todo o país em torno da campanha pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. E o resultado foi uma paralisação de muito sucesso, com atividades em dezenas de universidades, em manifestações mobilizadas, politizadas e muito irreverentes.   
 
 
Pós-graduandos da UFPR, reunidos em frente ao Setor de Ciências Biológicas da universidade.
 
Compondo as atividades do “Março Verde e Amarelo”, conjunto de ações em defesa da Educação promovido pela UNE, UBES e ANPG, as mobilizações das APGs e pós-graduandos ganharam repercussão nacional e deram o recado: #MinhaBolsaNaoAumentou! Além da mobilização nas universidade, a campanha virtual foi intensa e criativa. O abaixo-assinado virtual em defesa do reajuste das bolsas já atingiu mais de 55 mil adesões. Confira como foram as mobilizações pelo país:
 
UNIFESP
A Universidade que receberá o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos em maio deste ano, a UNIFESP, teve ato organizado pela APG com grande sucesso. No período da tarde, dezenas de estudantes da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP realizaram uma manifestação vestidos de jaleco. Houve, ainda, comemoração simbólica pelo "aniversário" de quatro anos sem reajuste das bolsas. 
As fotos à esquerda ilustram a mobilização que tomou conta da UNIFESP.
 
USP
No campus Butantã, os pós-graduandos do Instituto de Química paralisaram suas atividades por 1 hora. 
 
PUC-SP
Houve panfletagem e colagem de cartazes da campanha na universidade.
 
UNICAMP
Atendendo à convocação da Associação Nacional de Pós-Graduandos, o grupo PAIDEIA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP, parou as atividades na quinta-feira (29).
 
Além disso, as APGs e pós-graduandos que se organizam por meio do Pro-pós realizaram panfletagem no Restaurante
Mobilização na Unicamp, organizada pelo Pró-pós, movimento de pós-graudandos e APGs da universidade.
Universitário e nesta sexta (30) partiram um bolo para "comemorar" os 4 anos sem reajuste. 
 
USP Ribeirão-Preto
Houve panfletagem no horário de almoço, no bandejão.
 
UFSCar 
Houve debate pela manhã e instalação de um contador de dias sem reajuste no bandejão na hora do almoço.
 
Mobilização da Unesp Araraquara.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNESP/Araraquara
No interior de São Paulo também teve paralisação, com direito a cartazes, faixas e concentração dos estudantes. A paralisação durou 30 minutos, em frente a biblioteca do Instituto, e no final teve até "Parabéns pra você" com bolo em razão do “aniversário” de 4 anos sem reajuste. Cerca de 100 estudantes de pós graduação, dos programas de Quimica, Biotecnologia e Farmácia participaram.
 
FIOCRUZ – RJ
Na Fiocruz, os cariocas fizeram panfletagem durante a manhã nas duas entradas principais e concentração em frente ao Castelo e afixaram faixas em português e em inglês pautando a valorização da pesquisa e reivindicando o reajuste das bolsas. Quem não pôde participar do ato foi orientado a utilizar uma faixa preta no braço, para demonstrar sua adesão ao movimento.
 
Mobilização da Fiocruz no Rio de Janeiro utilizou faixas em português e em inglês.
 
Pós-Graduandos da UFMG e Fiocruz-MG em frente á reitoria da UFMG.
UFMG e Fiocruz-MG
Pós-graduandos da Fiocruz-MG e da UFMG se uniram em passeata com apitos, faixas e narizes de palhaço que percorreu uma parte do campus da universidade. Houve apitaço nas faculdades e a caminhada seguiu até a reitoria. 
 
UFJF
Em Juiz de Fora os estudantes reuniram-se na Faculdade de Letras para uma reunião em torno do tema do reajuste.
 
UFLA
Em Lavras-MG a repercussão do ato foi tamanha que a notícia foi divulgada no sítio e TV da Universidade. Segundo a coordenadora geral da APG da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Alessandra Millezi, a manifestação na cantina central da universidade e a disponibilização de notebooks para a assinatura do abaixo assinado conseguiram movimentar o conjunto de mestrandos e doutorandos da UFLA.
 
UFV
Na Universidade Federal de Viçosa ocorreu um debate na segunda-feira (26) e uma manifestação de “luto” pelas bolsas na quinta (29), além da campanha virtual.
 
Na UFRGS também houve panfletagem no bandejão.
UFRGS
No Rio Grande do Sul, “PARAR PARA PENSAR A PÓS-GRADUAÇÃO” foi o mote da ação. A APG-UFRGS aproveitou para chamar a atenção dos estudantes para os problemas internos da universidade. O panfleto distribuído continha a seguinte informação:
"A APG-UFRGS entende que a situação atual dos pós-graduandos é grave. Além da grande desvalorização das bolsas de pós-graduação no país, enfrentamos uma série de outros problemas. Na UFRGS os pós-graduandos vivem uma situação em que estão quase totalmente descobertos de uma política de assistência estudantil. Nós, pós-graduandos, não temos direito a auxílio creche, médico, psicológico ou de alimentação. Essa situação vem piorando. No primeiro semestre deste ano, a Casa do Estudante Universitário, localizada no Campus Central da UFRGS, cortou em seu último edital as poucas vagas remanescentes aos estudantes de mestrado, restringindo assim, o acesso à moradia estudantil aos pós-graduandos Isso constitui um verdadeiro absurdo! Como é possível que uma administração que se diz comprometida com a “inclusão” dos estudantes desfavorecidos possa tomar tal medida?"
 
UFPR
No Paraná, centenas de pós-graduandos se vestiram preto em sinal de protesto. A concentração teve faixas e cartazes de repúdio ao não reajuste das bolsas.
 
UEM
Na Universidade Estadual de Maringá, a APG-UEM distribui panfletos na saída do Restaurante Universitário. A intenção foi sensibilizar os demais estudantes para a situação lamentável de quase 4 anos sem reajuste das bolsas.
 
UFSC   
Pós-graduandos foram recebidos  por reitora e pró-reitora de pós-graduação eleitas. 
 
A atividade realizada pela APG-UFSC se iniciou às 11h e se estendeu até as 15h, envolvendo durante o dia mais de cem pós graduandos. A concentração se iniciou na Biblioteca Universitária, onde foi fixado um painel “Contador de Dias sem Reajuste das Bolsas” junto a mais de trinta pós graduandos que já participavam da concentração. Da Biblioteca Universitária os pós graduandos se dirigiram ao prédio da reitoria entoando palavras de ordem e conversando com a comunidade universitária acerca da reivindicação do reajuste de bolsas. Bolo de aniversário e assinatura do abaixo assinado também foram ações promovidas pela APG-UFSC.
 
Mesa Redonda " O papel dos Pós-graduandos no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia" e Assembléia de Fundação da APG da UFC.
UFC
Em Fortaleza-CE os pós-graduandos realizaram um debate: "O papel do Pós-graduando no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia" e aproveitaram o dia para realizar a assembleia de fundação da Associação de Pós-Graduandos da UFC.
 
UFBA
Houve panfletagem na Faculdade de Educação no período da tarde.
 
Caso a sua universidade tenha se mobilizado e não esteja listada aqui, envie um relato e imagens para comunicaçã[email protected].
 
Além da Campanha de Bolsas, participe também do congresso da ANPG, de 3 a 6 de maio na Unifesp (São Paulo/SP). Clique aqui e saiba mais
 
Da Redação, com informações das APG’s citadas e pós-graduandos.