ANPG luta por subsídio na UFG: mais segurança e uma melhor assistência estudantil

carteira de estudante

Totem_084
Esta semana os estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Góias foram surpreendidos com um repentino anúncio: não haveria mais subsídio para os alunos Pós para alimentação no restaurante universitário (RU). De acordo com estudantes, esta medida só foi anunciada apenas na hora de comprar o ticket para entrar no RU e não houve nenhuma notificação anterior. No dia seguinte, como forma de protesto, os estudantes pularam a catraca do restaurante.
Para a universidade a fonte de recursos usada para subsidiar o RU é exclusiva para a graduação presencial e não poderia ser usada para custeio da pós. Para a Vice-Presidente Regional Centro-Oeste da ANPG e estudante da UFG, Raísa Romênia Silva Vieira, a reitoria fez o corte sem apresentar uma alternativa. “Esta não é a primeira vez que temos este problema. Em 2015 houve uma reunião da ANPG com a PRPG e a PROCOM (https://www.anpg.org.br/8403/) para tratar deste assunto. Na época ficou decidido que seria feito um levantamento da demanda e seria pensado um fundo específico da UFG para assistência estudantil na pós, focando na alimentação. Isso não aconteceu e dois anos depois ainda estamos na mesma situação”.
Para tentar sanar o problema, a ANPG e diversos estudantes de pós-graduação de diferentes programas se reuniram com o pró-reitor da PROCOM e com o vice-reitor, o chefe de gabinete, PRPG para tratar novamente da questão. “Criticamos a conduta do corte ser repentino e não ter ocorrido nenhum diálogo com os alunos e nem mesmo lançar um comunicado de que isso aconteceria. Não houve cartaz no RU ou publicação oficial antes do ocorrido. Além disso, a gestão bem sabe que existe uma Associação de Pós-Graduandos/as na UFG e como encontra-la, mas não usou dessa nem nenhuma outra forma para esclarecer o que estava acontecendo”, explicou Raísa.
A estudante ainda explicou que existiu um longo debate sobre o que os estudantes esperam da assistência estudantil na UFG para a pós-graduação e a condução da reitoria nessa questão. “Houve acordo entre a reitoria e os/as estudantes e será criado um Grupo de Trabalho sobre Assistência Estudantil na Pós-Graduação, com primeira reunião marcada para o mês de abril”.
Inicialmente, o GT fará um levantamento da real demanda da pós por alimentação no RU e pensará em uma forma alternativa de custeio desse subsídio, quer será por meio de um fundo específico da UFG para assistência estudantil na pós que seja viável e dê garantias aos estudantes. Enquanto essas questões são discutidas o subsídio no RU para a pós-graduação será mantido. “O GT será extremamente importante para refletir e debater as formas de assistência estudantil na pós, garantindo que o/as estudante não apenas ingresse na universidade, mas também consiga concluir sua pós-graduação. Elaboramos alguns critérios para composição do GT. Aos/às pós-graduandos/as que tiverem interesse em participar e acompanhar o GT ao longo dos próximos meses envie um e-mail para: [email protected]”.
Esta é mais uma vitória da mobilização e unidade dos/as estudante de pós da UFG. “É preciso manter esse envolvimento para além dos momentos de crise. Nossa organização é muito importante para garantir conquistas e manter as que já temos”, diz Raísa.