CARAVANA À BRASÍLIA: ANPG se reúne com MEC e MCTI

carteira de estudante

reunião MEC

ANPG se reúne com MEC e MCTI e tem comissões de trabalho para discutir pautas da pós-graduação aprovadas

Os diretores da ANPG e representantes de APGs reuniram-se com o ministro interino, Luiz Cláudio Costa, no Ministério da Educação, na tarde de quarta-feira (29). Na oportunidade, as APGs trouxeram um pouco da realidade de suas universidades e foram ouvidas por Luiz Cláudio, que ratificou a criação de um grupo de trabalho para discutir as demandas trazidas pela ANPG.

Tamara Naiz, presidenta da ANPG, elencou algumas das pautas que fazem parte da Campanha e explanou rapidamente sobre cada uma delas. “Essa pauta [de mais direitos aos pós-graduandos] tem muitas particularidades. Elencamos algumas delas como a universalização e o estabelecimento de um mecanismo de reajuste anual das bolsas de pesquisa, assistência estudantil para pós-graduação, afinal a permanência do pós-graduandos em seu curso precisa ser garantida, além de melhores condições de pesquisa e mais verbas para Ciência e Tecnologia”, disse.

Na reunião, foi ressaltada a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Ciência, Tecnologia e da Pós-Graduação, uma grande vitória da ANPG durante a Caravana, com a obtenção de cerca de 300 assinaturas de deputados para a criação desta Frente Parlamentar, superando a meta de 200 assinaturas. Este feito foi graças ao empenho dos pós-graduandos que na terça e quarta-feira (28 e 29/04), realizaram uma blitz no Congresso para a coleta das assinaturas. A conquista foi saudada pelo Ministro Interino.

Luiz Cláudio enfatizou que apoia as pautas trazidas pela ANPG. Ele ainda informou que aprova a comissão com participação da ANPG e da CAPES. O grupo, que já havia sido, anteriormente, aprovado pelo Ministro Paim e lançado no Diário Oficial, mas não tinha se concretizado por questões de mudança ministerial, irá discutir os esses pontos elencados pelos diretores da entidade representativa dos pós-graduandos. O ministro interino ainda comentou que essa comissão é importante para traçar um retrato da pós-graduação brasileira. “Essa comissão é importante, principalmente, para quantificarmos essas demandas trazidas por vocês”, disse.

Os diretores e representantes de APGs presentes na reunião explanaram sobre as pautas relacionadas à Campanha por Mais Direitos, em especial as de assistência estudantil, tomando como gancho as dificuldades vivenciadas por eles no cotidiano de suas pesquisas. Dentre os temas abordados pelos presentes estão a inclusão do pós-graduando no PNAES, a qualidade da pós-graduação e as assimetrias regionais.

CARAVANA À BRASÍLIA: ANPG se reúne com MEC e MCTI

Já hoje (30), a ANPG se reuniu com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Na reunião, foram discutidas todas as pautas da Campanha por Mais Direitos e, principalmente, o financiamento para a Ciência e Tecnologia. O Ministro levantou a necessidade de incluir a C,T&I no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Como já havia feito anteriormente, Rebelo mostrou-se, também, preocupado com a questão da licença maternidade e demonstrou apoio à essa necessidade das pós-graduandas de todo o Brasil. Na mesma oportunidade, foi entregue à ele um dossiê sobre a redução das vagas das creches da Universidade de São Paulo (USP).

Os pós-graduandos saíram da reunião com Aldo Rebelo com a aprovação de outro grupo de trabalho que terá participação da ANPG e do CNPq e que irá tratar das pautas levadas pela ANPG e pelo movimento de pós graduandos.

Conheça as pautas da Campanha por Mais Direitos: https://www.anpg.org.br/?p=6114

Por Natasha Ramos e Magdalena Bertola