ANPG participa do Pacto pela Juventude Brasileira

carteira de estudante
A presidente da ANPG participou da última reunião do Conjuve, em que o presidente Lula convocou a 2ª Conferência Nacional de Juventude para 2011 e onde houve o debate sobre o Pacto pela Juventude
Entidades do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) desenvolvem a campanha Pacto pela Juventude 2010. Trata-se de é um convite das organizações representantes da Sociedade Civil que compõem Conselho aos candidatos e candidatas aos governos federal, estaduais e municipais para que se comprometam com o planejamento de políticas públicas de juventude em suas plataformas eleitorais e, posteriormente seu desenvolvimento entre as ações de governo.
 
As propostas distribuídas no texto se concentram em 12 eixos que tratam de incentivo, marco legal, educação, trabalho, políticas afirmativas, cidadania, cultura, esporte e lazer, saúde, segurança, moradia, acesso a terra e participação. A proposta da campanha é contribuir com o debate nos estados e municípios sobre a importância de comprometer o poder público com as pautas do movimento juvenil.
 
A ação principal é promover atos em que candidatos e candidatas para assinem a proposta, comprometendo-se com o seu conteúdo. A campanha possui ainda um blog do Pacto pela Juventude que disponibiliza um "passo-a-passo" para organizar uma atividade.
 
Movimentos pressionam por suas pautas
 
A ANPG participa desta iniciativa porque é exatamente este o papel dos movimentos sociais: pressionar pelas pautas que fazem melhorar as condições de vida do povo. O Pacto da Juventude pauta uma série de ações que, se implementadas, proporcionarão oportunidades e melhores perspectivas à juventude e terão impacto na vida de milhares de famílias brasileiras.
 
Para a presidente da entidade, Elisangela Lizardo, "A ANPG, em conjunto com as demais entidades, tem que realizar uma grande campanha pela valorização e pelos direitos da juventude, em espeical por políticas de Ciência e Tecnologia"
 
Todas as atividades do Pacto pela Juventude, assim como a lista dos candidatos que aderirem a essa ideia, serão divulgadas no blog do Pacto pela Juventude e no twitter: @pactojuventude.
 
Por Luana Bonone, diretora de Comunicação da ANPG, com assessoria