SBPC define tema da 66ª Reunião Anual que será realizada no Acre

carteira de estudante


A discussão "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras" será estendida a outros países durante o evento que ocorrerá na UFAC
 

Já foi definido o tema da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 22 a 27 de julho de 2014, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco: "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras". Segundo Aldo Malavasi, secretário geral da SBPC, o tema foi escolhido para que o evento possa discutir como a ciência e a tecnologia podem causar impacto no conhecimento e desenvolvimento da Amazônia.

A região não é só brasileira, estendendo-se a outros oito países da América do Sul. "Por isso, queremos proporcionar discussões que ultrapassassem as fronteiras políticas e demarcadas pelo homem", disse Malavasi. Diante da magnitude da questão, o secretário-geral informou que a SBPC pretende trazer pesquisadores de países vizinhos como Peru, Bolívia e Colômbia, por exemplo, para enriquecer e ampliar o debate. 

Agora com o tema definido, o próximo passo da organização do evento é a criação e a escolha do cartaz. Por isso, explicou Malavasi, uma equipe da UFAC irá desenvolver três modelos para que a SBPC possa escolher um nas próximas semanas. "O cartaz deverá ser definido em meados de setembro", adiantou o secretário geral. "A ideia é que a presidente da SBPC, Helena Nader e a coordenador local da Reunião Anual e vice-reitora da UFAC, professora Margarida de Aquino Cunha, entreguem o cartaz impresso para o governador do Acre no começo de outubro."
 
Diferentemente das anteriores, a 66ª Reunião Anual será realizada entre uma terça-feira e domingo e não de domingo à sexta-feira, como sempre ocorreu. "Essa mudança foi proposta pela presidente da SBPC, para que famílias inteiras possam participar do evento", explicou Malavasi. "Assim, teremos um dia da ciência para a família."
 
(Vivian Costa)