Estudantes da pós-graduação realizam assembleia de refundação da APG-UFU

carteira de estudante

anpg

Entidade que estava inativa pode contribuir para o fortalecimento da pós-graduação da universidade

No último dia 26, em Assembleia, estudantes da pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia refundaram a entidade representativa dos pós-graduandos que estava desativada desde 2011. A iniciativa partiu de um grupo de estudantes preocupados com a representação da categoria e com as melhorias dos programas de pós-graduação

Na reunião foram pautadas diversas demandas dos estudantes referentes aos direitos dos pós-graduandos, como uma política efetiva de permanência e mais recursos para pesquisas, ciência, tecnologia e inovação. A diretoria eleita conta com dez estudantes de oito programas diferentes. A Assembleia julgou ser importante acrescentar à dinâmica da entidade pastas referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação, Políticas Educacionais e Permanência, Comunicação e Cultura e Diversidade.

De acordo com Alecilda Oliveira, estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e da diretoria da APG UFU, o primeiro passo para esta diretoria é organizar a casa: “Desde que a APG-UFU deixou de funcionar, os estudantes perderam referência e o suporte fornecidos pela entidade. É preciso ocupar novamente as cadeiras dos Conselhos, envolver os representantes discentes nas pautas nacionais da pós-graduação e também garantir o funcionamento mínimo da entidade, por meio de uma sede, telefone e outros canais de comunicação com os estudantes” afirmou.

Estudantes de qualquer programa de pós-graduação (stricto e lato senso) podem construir a entidade voluntariamente. Caso haja interesse, basta procurar a diretoria recentemente eleita pelo endereço eletrônico: [email protected].

Fonte: APG-UFU