APG da Fiocruz debate propostas com os candidatos à presidência da instituição

carteira de estudante
A recém-criada Associação de Pós-graduandos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, que conta com representantes de quatro unidades técnico científicas da Fiocruz do Rio de Janeiro, incluindo a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e Casa de Oswaldo Cruz (COC), realizou recentemente reunião com os dois candidatos à presidência da Fiocruz para apresentarem suas propostas.
 
O primeiro candidato a receber os representantes dos pós-graduandos, no dia 22/11/12, foi o atual presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Na oportunidade, os estudantes tiveram uma conversa inicial com a Coordenadora Geral de Pós-graduação, Cristina Guilam – que têm oferecido pleno apoio em todas as atividades da APG – sobre as conquistas e parcerias desde a fundação da APG e as perspectivas para 2013. 
 
Em seguida, com a presença do candidato Paulo Gadelha e da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade, os pós-graduandos elencaram como pautas prioritárias as seguintes questões: participação dos pós-graduandos nos processos eleitorais da Fiocruz, – hoje os pós-graduandos não participam da votação para a presidência -; a elaboração de uma proposta institucional de assistência estudantil, com componentes que contemplem questões relativas à moradia, alimentação e transporte, pautando ainda questões referentes aos estudantes estrangeiros e os provenientes de fora do Rio de Janeiro; além da incorporação de representação de pós-graduandos nas instâncias deliberativas da Fiocruz, como o Conselho Deliberativo (CD). 
 
Após a explanação do grupo sobre tais questões, o candidato Paulo Gadelha se comprometeu a construir uma agenda com a APG sobre as demandas dos alunos da Fiocruz, que já vem sido discutida com a Cristina Guilam, e de garantir uma representação da APG na Sub-Câmara de Pós-graduação da Fiocruz.
 

Na foto David Soeiro (ENSP), Nísia Trindade (Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação), Miguel Oliveira (COC), Cintia Palu (IOC), Paulo Gadelha (candidato e atual presidente da Fiocruz), Pedro Gabriel Valle (ICICT), Virgínia Valiate Gonzalez (ENSP), Cristina Guilam (Coordenadora Geral de Pós-graduação). Clique na imagem para ampliar

 
 
Na quinta-feira (29), foi a oportunidade de apresentar anseios e propostas à candidata Tânia Araújo-Jorge, atual diretora do IOC. Todos os pontos de pautas apresentados ao outro candidato foram colocados para a mesma, que demonstrou compreensão e sensibilidade sobre as questões colocadas pela APG. A candidata coloca que tem como propostas, discutir com a comunidade da Fiocruz uma revisão estatutária e nesse processo discutir a participação dos pós-graduandos nos processos eleitorais da instituição. Tânia se compromete em buscar garantir uma representação da APG no Conselho Deliberativo com direito a voz, até que se decida em congresso interno, o direito ao voto. Coloca ainda como proposta a discussão para criação de uma política de ensino e assistência estudantil na instituição
 
Na foto David Soeiro (ENSP), Tânia Araújo-Jorge (candidata e atual diretora do IOC), Cintia Palu (IOC) e Helene Barbosa (Vice-Direção de Ensino, Informação e Comunicação do IOC) Clique na imagem para ampliar
 
 
Os membros da APG Fiocruz Rio de janeiro agradecem o acolhimento dos candidatos em receber e ouvir as propostas da pós-graduação da instituição, e acreditam que o processo na Fiocruz só acrescenta para o amadurecimento da discussão das questões que norteiam a Fiocruz, além do fortalecimento do processo democrático como essencial para o crescimento institucional.
 
APG-Fiocruz
 
A APG Fiocruz do Rio de Janeiro apresenta atualmente a seguinte composição: 2 Coordenadores Gerais: Eugênio Hottz (IOC) e Pedro Valle (ICICT); 1 Vice-Coordenador Geral: David Soeiro (ENSP); 2 Coordenadores de Finanças: Mariela Vasconcelos (IOC) e Virginia Valiate Gonzalez (ENSP); 2 Coordenadores de Articulação Política: Hebert Gomes (ENSP) e Lenilton Silveira (IOC); 2 Coordenadores de Ensino: Miguel Oliveira (COC) e Renata Tourinho (IOC); 2 Coordenadores de Comunicação: Thiago Petra (ICICT) e Cintia Palu (IOC). Para entrar em contato envie email para [email protected] e/ou participe do grupo no facebook https://www.facebook.com/groups/apgfiocruz/
 
Breve histórico
 
A APG Fiocruz Rio de Janeiro participou das atividades da paralisação nacional de pós-graduandos pelo reajuste de bolsas (assista ao vídeo da mobilização na Fiocruz), além de participar da Caravana Nacional Caravana de Pós-Graduandos à Brasília. Teve participação ativa na coordenação da Mostra Nacional de Divulgação Científica no Rio de Janeiro e colaborou na organização do X Congresso Brasileiro da Saúde Coletiva, o mais importante evento político/científico de saúde no país, fortalecendo a proposta do Fórum Nacional de Pós-graduandos em Saúde.
 
 
Fonte: APG/Fiocruz