1º Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG

carteira de estudante

944dde0e-bf5a-44e1-b0c3-551c6cb4eea4
1º Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG foi organizado por Nina Dias, Lauren Drumond, Fernanda Trancoso, Laila Blanc e Carolina Borges

O 1º Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG aconteceu entre os dias 27 a 31 de agosto, no CAD 1, campus Pampulha. Organizado por estudantes de ciências biológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o evento teve como objetivo incentivar mais mulheres à seguir a carreira acadêmica.  “Iamos a muitos congressos e simpósios nos quais a maioria dos palestrantes são homens. Pensamos em fazer algo diferente que pudesse dar visibilidade as mulheres incríveis que temos na pesquisa brasileira nas ciências”, explica Láuren Drumond, uma das organizadoras.
No total o 1º Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG contou com cinco mesas redondas: Histórico de mulheres apagadas na ciência; Maternidade na carreira acadêmica; A participação das mulheres nas ciências exatas;  Mulheres Negras na Ciência e a  Visão geral: O machismo na ciência. “As mesas redondas de maternidade e de mulheres negras da ciência foram extremamente tocantes. Foi muito emocionante para o público, professoras e para nós da organização. As questões sobre a maternidade e de quanto a mulher é responsável muitas vezes sozinha pela criação, tocou até mesmo os homens da platéia, que fizeram relatos sensíveis sobre o assunto. Foi muito bom discutir um tema tão presente em nossa sociedade e que muitas vezes não é debatido”, disse Drumond.
Drumond também conta que o evento contou com mais de 30 palestrantes e reforçou que a ideia de incentivar as mulheres a estarem mais presentes nas pesquisas foi conquistada. Durante o Congresso foram apresentados quarenta trabalhos científicos produzidos por cientistas mulheres de diversas áreas de conhecimento.
A presidenta da ANPG, Flávia Calé, esteve presente no I Congresso e ficou sensibilizada com a organização do evento. “Parabenizar as organizadoras por este seminário. É preciso mais ações como esta para mostrar que o Lugar da Mulher é na Ciência”, disse.
Conheça o site do evento aqui