ANPG participa do 2º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência

carteira de estudante
 
De 29 e 30 de Outubro, Belo Horizonte sediou o 2º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência. Luana Bonone, presidenta da ANPG, compôs a mesa de abertura do primeiro dia de atividade, juntamente com Clélio Campolina Diniz, reitor UFMG, Luiz Antonio Elias, secretário-executivo MCTI, Prof. Jacob Palis, presidente ABC, Helena Nader, presidente SBPC, Odenildo Sena, presidente Consecti, Nárcio Rodrigues, secretário de C&T de MG e Mario Neto Borges, presidente FAPEMIG/presidente Confap. 
 
O tema proposto para o Encontro Preparatório de Belo Horizonte – Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos – propõe um reflexão sobre essas questões e sobre o papel da ciência na busca por soluções aplicáveis às condições tropicais. Espera-se, assim, que o Fórum Mundial de Ciência venha a constituir um espaço de debate de tais questões, fundamental para o desenvolvimento, a competitividade e a sustentabilidade dos países.
 
Na abertura, o Presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis, destacou que o evento representa um momento especial para o Brasil “Nossa ciência tem progredido e conquistado visibilidade mundial. Devemos aproveitar o reconhecimento e avançar”, disse.
 
O Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Antônio Elias, ressaltou a importância do investimento dos recursos do Pré-sal em educação, ciência e tecnologia. “Tiramos 40 milhões de pessoas da pobreza, melhoramos a formação de recursos humanos e também a nossa capacidade de empreender na área de ciência. O desafio agora é saber como daremos um salto de qualidade rumo ao desenvolvimento. Um dos objetivos deste encontro é dar contribuições à esta questão”, pontuou.
 
Para a presidenta da ANPG, Luana Bonone,  o país está em um momento de efervescência da ciência brasileira, citando o Programa Ciência Sem Fronteiras, a expansão das universidades, o aumento das bolsas de pós-graduação e o salto que a educação brasileira dará com a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área.
 
Ressaltou ainda que a ANPG participará dos encontros preparatórios do fórum que serão realizados em diversas cidades do país e pretende construir neste processo uma carta de princípios que será apresentada no encontro mundial. 
 
As atividades aconteceram na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no auditório da reitoria. Acompanhe as atividades que precedem o Fórum Mundial da Ciência pelo site: http://fmc.cgee.org.br/
 
O 3° encontro Preparatório está previsto para o final de novembro, em Manaus.
 
Da redação, com informação da FAPEMIG.