"Vamos reagir nas ruas", diz presidenta da ANPG sobre congelamento do Ciências sem Fronteiras

carteira de estudante

Tamara seminário 2o dia
 
Há meses a Capes não tem respondido ou tem negado pedidos de renovação de bolsas do programa Ciências sem Fronteiras. Em contato com a ANPG, estudantes de vários países denunciam a falta de compromisso da Capes em renovar suas bolsas.
Leia a carta na íntegra AQUI
Para Daniela Duarte, bolsista do CsF, a Capes descumpre o prometido em edital.
“Eles justificam que devido aos cortes orçamentários eles não estão renovando os últimos 12 meses. No edital inicial falavam em 36 meses prorrogáveis por mais 12 meses, e esses 12 agora não estão nem sendo julgados. Eles negam e pronto”, afirma.
A Capes, por sua vez, lançou uma polêmica portaria em que promete suspender a bolsa no exterior a qualquer momento. Veja a portaria AQUI 
A presidenta reeleita da ANPG, Tamara Naiz, se diz chocada e promete reagir. “Vamos reagir nas ruas, ocupando a Capes e onde tivermos que ocupar. Agora mesmo na SBPC devemos reagir a essas medidas autoritárias”, avisa.
“Os conselheiros da ANPG nos conselhos da Capes, nossos diretores nas regiões e estados do Brasil e a nossa base estão devidamente mobilizadas para cumprir o que aprovamos em nosso congresso, nenhum passo atrás no investimento em ciência”, continua.
 
Da redação