CNPq abre chamada para pesquisas em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

carteira de estudante

woman-working-on-laptop-with-notebook-and-mobile-phone-on-table
Visual Hunt

Gabriel Nascimento, diretor da ANPG, participou como membro do Conselho Deliberativo do CNPq que debateu a chamada para pesquisas em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. “A ANPG saúda a boa iniciativa, principalmente porque sempre foi nossa pauta a criação de uma diretoria de ciências humanas no  âmbito do CNPq. Essa chamada é um grande caminho para percorrermos”, avalia o diretor.
Esta chamada está aberta até o dia 24 de outubro  e contemplará propostas nas seguintes linhas temáticas: 1) Educação Básica: Ensino e Formação Docente e 2) Cidadania, Violência e Direitos Humanos.
Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), esses temas atuais tem como objetivo subsidiar a formulação de políticas públicas e a constituição de parcerias imediatas entre academia e entidades governamentais brasileiras.
Ao todo serão destinados R$ 4 milhões disponíveis do orçamento do CNPq para promover atividades de pesquisa multi e interdisciplinares articuladas entre grupos  de pesquisa nacionais e estrangeiros, de alto impacto científico em Ciências Humanas, Sociais e Sociais e Aplicadas. A chamada prevê a seleção de propostas com orçamento de até R$ 1 milhão, a serem distribuídos nas rubricas de bolsas, capital e custeio. As propostas selecionadas serão contratadas pela modalidade de financiamento APQ (Auxílio Projeto Individual de Pesquisa).
Para mais informações sobre a chamada acesse: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=6902