Ministro da Educação debaterá situação de universidades descredenciadas pelo MEC

carteira de estudante

Universidade Gama Filho Foto: Divulgação
Universidade Gama Filho Foto: Divulgação

Duas instituições do Rio de janeiro foram descredenciadas pelo MEC no início do ano
O ministro da Educação, José Henrique Paim, é o convidado da audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na quarta-feira (9), para discutir a situação dos estudantes da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade – também conhecida como UniverCidade. As duas instituições do Rio de janeiro foram descredenciadas pelo MEC no início do ano.
A decisão foi tomada, segundo o Ministério da Educação, em razão da baixa qualidade acadêmica, grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e da falta de plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior.
As universidades são mantidas pelo grupo Galileo Educacional. Os estudantes matriculados tiveram a opção de migrar para outras três instituições, selecionadas em convocação pública, por edital.
Na quarta-feira (2), o MEC deu prazo de 10 dias para que os dirigentes e representantes legais do grupo Galileo repassem todo o acervo acadêmico dos ex-alunos às instituições vencedoras do processo de transferência assistida: as universidades Estácio de Sá, Veiga de Almeida, e a Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec), que estão autorizadas a expedirem diplomas e demais documentos acadêmicos dos alunos.
Na audiência pública também serão apresentadas as diretrizes e prioridades do Ministério da Educação para o ano de 2014 e a atual situação das instituições de ensino superior privado e a sua fiscalização pelo MEC. A reunião começa às 10h, na ala Senador Alexandre Costa, sala nº 15.
Considerando que muitos estudantes de pós-graduação foram atingidos negativamente pelo descredenciamento das Universidades, a ANPG, assim como outras entidades do movimento estudantil,  estará presente na audiência para cobrar do ministro ações que resolvam a situação de forma benéfica aos estudantes.
(Agência Senado)
Da redação com informações do Jornal da Ciência