ANPG participa de encontro dos estudantes com a presidenta Dilma e entrega resoluções congressuais

carteira de estudante

NatashaRamos_Dilma0238

Foto: Natasha Ramos/ANPG

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) participou do encontro dos estudantes com a presidenta e candidata à reeleição, Dilma Roussef, em evento que marcou o Dia dos Estudantes, 11 de agosto. O ato foi realizado na universidade Uninove, campus Memorial, localizado na zona oeste de São Paulo.

A presidenta da entidade que representa os pós-graduandos, Tamara Naiz, esteve presente no palco durante todo o encontro, ao lado de estudantes do ensino médio, superior e de pós-graduação, e das das presidentas da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virginia Barros, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Barbara Melo.

O ato reforçou a importância dos avanços conquistados com os programas estudantis implementados nos últimos 12 anos, como o PROUNI, o PRONATEC, o FIES, e o Ciência sem Fronteiras (CsF), que abriram um novo horizonte de possibilidades aos estudantes brasileiros.

“Com esses avanços educacionais, você melhora oportunidades e salários das pessoas, cooperando para o fim da desigualdade social. Além disso, o país precisa de investimentos em ciência e tecnologia, para entrar na sociedade do conhecimento, para ter na área da indústria, serviços e médica a capacidade de produzir com processos modernos e gerar produtos inovadores”, afirmou Dilma a respeito da importância em se investir em educação e em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante o ato, que contou com mediação do rapper Rappin’ Hood, ainda foi lembrado a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que garante 10% do PIB para a educação, sem dúvida, um avanço sem precedentes para o setor educacional.

“A conversa dos estudantes com a presidenta Dilma, no dia 11 de agosto, foi um ato simbólico. Os jovens presentes no palco falaram das suas trajetórias, e como suas vidas foram modificadas a partir de seu esforço pessoal, com o apoio de políticas públicas concretas, como o PROUNI, o FIES, o PRONATEC e o Ciência sem Fronteiras”, afirmou Tamara Naiz, presidenta da ANPG.

Dentre os estudantes que participaram do ato, compartilhando com os presentes suas experiências e conquistas pessoais, está Antônio Bonfim, mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que se graduou no curso de Farmácia, pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), graças ao programa PROUNI. Após sua fala, Antônio entregou à presidenta Dilma, seu trabalho de conclusão do curso da graduação como uma forma de expressar sua gratidão pelo apoio que recebeu pelas políticas do atual governo.

“Foi uma grande satisfação estar presente no grandioso ato dos estudantes com Dilma. Uma emoção enorme passar o Dia dos Estudantes com a Presidente que aprovou o PNE e destinou 10% do PIB para a Educação”, afirmou Antônio

Segundo Tamara, são inegáveis os avanços que a juventude e a educação brasileira conquistaram nos últimos anos, com a expansão do acesso ao ensino superior, a aprovação do PNE e dos royalties do petróleo para educação, o estatuto e o plano nacional de juventude, mas também não há dúvida de que é preciso avançar muito mais, na direção de um país mais justo com maiores oportunidades para o povo. Foi entregue à presidenta Dilma as resoluções do 24o Congresso Nacional dos Pós-Graduandos, dentre eles o Documento de Direitos e Deveres.

“A juventude é cerca de um terço da população brasileira. Essa parcela da população precisa de políticas específicas e de condições para melhorar sua vida, além de contribuir para o desenvolvimento do país. Nós queremos mais para o Brasil, temos sonhos, ideias, força de vontade e muito potencial e é por isso que o diálogo foi proveitoso e tem que ser cada vez mais! O que todos aqueles estudantes mostraram é que precisamos de oportunidades e se as tivermos vamos longe!”, acrescenta a presidenta da ANPG.

Da redação