ANPG se reúne com pró-reitoria da UFU e participa de Encontro do FONAPRACE

carteira de estudante

ANPG UFU

A Vice-presidente Sudeste da ANPG, Alecilda Oliveira, se reuniu, na última quarta-feira (3), com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor Marcelo Beletti, para se apresentar como membro da entidade representativa dos pós-graduandos e se inteirar da situação daquela instituição de ensino.

“Beletti foi bastante receptivo, demonstrando entusiasmo ao saber que o movimento de pós-graduandos está se rearticulando em nossa universidade”, comentou Alecilda. O pró-reitor falou ainda da dificuldade de administrar sem ter uma APG que faça a mediação com os estudantes.

Na oportunidade, passou por lá o diretor de pós-graduação, Prof. Walmort, que, dentre outros professores, falou da importância em se criar uma cultura de pós-graduação, que propicie mais entrosamento entre os programas.

A diretora da ANPG falou sobre as pautas gerais da Associação, como a valorização dos pesquisadores, a garantia de assistência estudantil, a valorização e universalização das bolsas e melhores condições de pesquisa. Alecilda disse ainda sobre a importância de se trazer eventos científicos de grande porte para a universidade, como um meio garantir a participação dos estudantes, uma vez que não há recursos para que todos participem de eventos externos. Além disso, ela apresentou algumas demandas específicas do processo de reconstrução da APG e o pró-reitor se comprometeu em auxiliar no que for preciso.

“Por último, recolhi algumas demandas da nossa pós-graduação e garanti que elas estarão no documento que a ANPG entregará ao Ministro da Ciência,Tecnologia e Inovação na primeira oportunidade que tivermos”, comentou Alecilda.

Encontro do FONAPRACE

A ANPG também participou do Encontro da Regional Sudeste do FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis), que acontece na UFU entre os dias 03 e 05 de setembro. A Vice-presidente Sudeste da Associação, Alecilda Oliveira, participou do debate sobre Política Nacional de Assistência Estudantil.

FONAPRACE

“As últimas gestões da ANPG estiveram muito focadas na questão dos direitos dos pós-graduandos e a nossa atual gestão, muito bem orientada, segue nesta mesma linha. Nossa categoria se encontra numa encruzilhada, pois somos um misto entre estudante e profissional. Se p or um lado, apesar de sermos a força de trabalho que contribui para o desenvolvimento científico, não temos esta condição reconhecida enquanto profissão. Por outro, nos consideram estudantes, mas não nos garantem os direitos básicos de Assistência Estudantil.”, disse Alecilda.

A UFU oferece a bolsa alimentação para os pós-graduanos, mas em muitas outras entidades de ensino superior isso não acontece. Por isso, é tão necessária a inclusão dos pós-graduandos no PNAES, como vem defendendo a ANPG já há algum  tempo.

“NA ocasião do encontro, lembrei que foi feita uma promessa por parte do ministro da educação, Paim, e que precisamos pressionar para o seu cumprimento. Agradeci ao FONAPRACE por ter nos apoiado até hoje nesta empreitada, hasteando conosco esta bandeira que nos é tão cara”, disse Alecilda.

Da redação